Misturas conspiratórias

Em Novembro de 2023, este vídeo andou a ser fortemente partilhado nas redes sociais: eu vi-o em dezenas e dezenas de perfis.

@__flat_earther__ NASA strictly founded to hide god #nasalies #hidinggod #flatearth #firmament #dome #watersabove #closedsystem #motionlessearth #creationofgod #mustwatch #openyoureyes #openyourmind #openminded #awakening #like #share #likeandshare #fyp #fypage #fypシ゚viral #fypシ #viral #viralvideo #viralvideo🔥 #viraltiktokvideo #viraltiktok #tiktokviralvideo #algoritmotiktok ♬ original sound – Flat Earther

Quem o colocou inicialmente, intitula-se como adepto da Terra Plana.
Mas o vídeo é tão mau, que eu nem sei se é por ignorância que ele é feito (para desinformação), ou se é para gozar com as pessoas que depois o partilham assumindo que fala verdade (Lei de Poe) até porque ele diz em cima que o vídeo é para efeitos de entretenimento.

O vídeo começa pela crença astrológica de que as estrelas se encontram todas à mesma distância da Terra, espetadas num domo (cobertura) sólida e transparente sobre o planeta.
A ideia da existência destas cúpulas sólidas, vem de ideias pré-científicas, anteriores a Cristo. Depois, com a religião, esta ideia enraizou-se, já que assim se separava o mundo dos homens do mundo dos deuses.
Mas isto é somente uma crença geocêntrica, já há muito desacreditada. Nada disto existe.
No entanto, o vídeo diz que é devido a esta cúpula que os foguetões fazem vôos parabólicos. Aliás, o vídeo diz que os foguetões não conseguem passar por essa cúpula, o que é absurdo obviamente. Temos inúmeras naves robóticas na Lua, noutros planetas, e até a passarem pelas fronteiras do sistema solar. E quando digo “temos”, refiro a diversas agências espaciais por todo o mundo.

O argumento deste vídeo de que isto é só uma manipulação da NASA cai por terra ao sabermos que outras agências espaciais também colocaram naves no espaço.

Seguidamente, o vídeo diz que os cientistas nos enganam, porque nas imagens a Terra parece uma esfera, mas depois esses mesmos cientistas dizem que a Terra tem a forma de um esferoide oblato ou um elipsoide achatado. Isto é realmente verdade. Mas não é porque os cientistas mintam. A forma da Terra é essa, se medirmos com precisão. Mas para a pessoa normal, o que vê é obviamente uma esfera.
É a mesma coisa que se fazer um retângulo, de 1200 por 500 quilómetros. Se virmos de cima, é um retângulo perfeito. Mas se um dos lados de 1200 quilómetros tiver menos 50 metros, ninguém vai notar, a não ser os cientistas que medirem com precisão.
A verdade é que para todos os efeitos, exceto quando queremos ser rigorosos cientificamente em artigos ou estudos científicos, a Terra é uma esfera.

Isto nada tem a ver com a NASA.
E muito menos tem a ver com Deus.
Daí que o título deste vídeo (“NASA esconde Deus”) é mais uma parvoíce.

2 comentários

    • Jonathan 'Hamelin' Malavolta on 09/04/2024 at 14:25
    • Responder

    Alguém já falou para eles que o foguete fazer um voo parabólico é a prova cabal de que a Terra NÃO É plana, mas redonda? Antes de atingir a linha de Karman e adentrar o espaço, qualquer estrutura de navegação espacial precisa acompanhar orbitalmente a Terra DENTRO de sua atmosfera; daí o voo inicial ser parabólico, o foguete tem sensores que corrigem sua trajetória, ajustando-a ao formato do planeta; só depois, quando vai atingir o espaço em si, ou permanecendo nos limites da linha de Karman (como fazem alguns satélites) ou indo além desta (tendo sido programado ou não para orbitar a Terra), é que o foguete retoma o voo reto-nivelado (caso nossos olhos o possam ver; segundo Einstein, o espaço-tempo também é curvo).

    1. “fazer um voo parabólico é a prova cabal de que a Terra NÃO É plana”

      eles falam disso no vídeo… dizem que é mentira da NASA 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights