Orgânico?

via Facebook. Autor desconhecido.

Existem algumas buzzwords que têm “boa imprensa” e outras que são detestadas.
Muitas vezes, estas diferenças acontecem porque a sociedade tem pouca literacia funcional, e deixa-se levar pelas tretas conspirativas que lhes vendem.

Por exemplo, a palavra “natural” é muito apreciada. Como se tudo o que é natural fosse sempre excelente.
Ora, o veneno de cobra é natural, e não nos faz nada bem, podendo até ser mortal.

A palavra “orgânico” também é uma palavra muito apreciada sobretudo na publicidade a produtos nos supermercados. Esta palavra está muito ligada ao “natural”. Nos supermercados, a palavra quer dizer que não foram utilizados elementos químicos sobre esses produtos biológicos, nem eles foram geneticamente modificados.

No seguimento, a palavra “químicos” é vista como altamente nociva.

O problema é que tudo isto é só uma forma de se manipularem as pessoas.
Nós, por exemplo, somos feitos de químicos: sem elementos químicos, morríamos. Os tais produtos orgânicos, ou “biológicos”, são também feitos de químicos. Todos eles. Se não fossem feitos de químicos, não existiriam. Tudo o que ingerimos é feito de químicos. Se assim não fosse, não nos poderíamos alimentar.
Os químicos, quando bem estudados, até nos salvam a vida em diferentes situações.

Quanto aos elementos inorgânicos, como pedras, ninguém as ingere.

Já os organismos geneticamente modificados, mais uma vez, são muito pouco compreendidos, e por isso é fácil manipular as pessoas para “odiarem” certas coisas.
Dou só o exemplo da banana. Há cerca de 7000 anos atrás, a banana estava cheia de sementes, sendo “imprópria” para consumo (no sentido em que era muito mais difícil comer e raramente as pessoas comiam a parte atual).
A “domesticação” das bananas, levou a que ao longo dos milénios fosse mudando (através da seleção artificial), para atualmente poder ser consumida pelos Humanos de forma global. Tornou-se muito mais saborosa e apetecível. Agora já comemos a parte interior da banana.
Atualmente, a banana está em risco, devido a uma pandemia chamada “Doença do Panamá“.
No entanto, os investigadores, ao introduziram mais bananas selvagens (hibridização e seleção artificial) e genes de bananas antepassadas das atuais, conseguiram com que as bananas modernas modificadas se tornassem mais resistentes a essas doenças, podendo assim continuar a alimentar os Humanos.

Atualmente, somente com bananas, os investigadores até conseguem salvar vidas.
No Uganda, anualmente, milhares de crianças morrem devido à falta de vitamina A. E muitas outras crianças ficam cegas devido a essa falta de vitamina A.
Então, os investigadores, patrocinados pela Fundação de Bill e Melinda Gates, sabendo que as bananas são um alimento primordial na dieta dos Ugandeses, criaram variedades locais de bananas bastante ricas em vitamina A. Bastou o isolamento de um gene, para tornar a banana num alimento muito mais saudável para os locais, e que salva a vida a milhares de crianças.

Banana semelhante à que existia no ano 5000 a.C.
Crédito: Julie Sardos, Science.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights