Ministro do Desconhecimento

Andrew Griffith é um político britânico.
Seguidor de Boris Johnson, em Novembro de 2023 foi nomeado pelo governo de Sunak como Ministro do Estado para a Ciência, Investigação e Inovação.

Em termos de astronomia, é relevante dizer que, juntamente com o astrónomo real Martin Rees, fundou um grupo parlamentar para fomentar os “céus escuros” (dark skies) e combater a poluição luminosa.

Recentemente, ele visitou o Museu da Ciência, em Londres.
Durante a visita a uma exibição astronómica, ele deparou-se com um Globo que mudava de aparência (por vezes era um planeta, a seguir mudava para outro planeta, depois para uma lua, depois para o Sol, etc).

Do topo da sua sapiência, quis ficar bem perante os jornalistas presentes, e disse: “Como vêem, agora o globo mostra o planeta Marte”.
Perante isto, um dos empregados do Museu disse: “Errr, não. Isto é o Sol.”

O globo mudou novamente, e apareceu uma nova imagem com uma grande mancha vermelha.
E diz o Ministro para os jornalistas: “Agora, temos Saturno”.
E lá teve o empregado que corrigir novamente: “Não, este é Júpiter.”

Após ter trocado o Sol por Marte e Júpiter por Saturno, o Ministro da Ciência justificou: “Bem, eu não sou uma enciclopédia”. E continuou, dizendo que não gostaria de visitar o espaço.

E pronto… este é o nível dos ministros que mandam na vida das pessoas: claramente, faltam-lhe as bases do conhecimento espacial.

Devido a isto, o jornal Daily Star dedicou-lhe esta capa:

Crédito: Daily Star