Descoberto o Maior Buraco Negro da Nossa Galáxia e Está Apenas a 2 Mil Anos-Luz da Terra

Porém, calma: apesar da distância pequena (em termos astronômicos) não traz o menor risco para nós. 🙂

Astrônomos-colaboradores do Projeto Gaia (desenvolvido pela Agência Espacial Europeia – ESA) detectaram o buraco negro estelar  (denominado Gaia BH3) mais massivo já descoberto na nossa galáxia e o segundo mais próximo da Terra. Através do estudos dos dados da missão, o buraco negro recém-descoberto apresenta um movimento de “oscilação” peculiar à estrela que o orbita.

Situado na constelação de Àquila, sua massa apresenta cerca de 33 vezes a massa do Sol.

Localização artística dos buracos negros descobertos pelo Projeto Gaia. À esquerda, o BH3 (crédito: ESA)

“Ninguém esperava encontrar um buraco negro de grande massa à espreita nas proximidades, não detectado até agora”, afirma Panuzzo, membro da colaboração Gaia, astrônomo do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) do Observatório de Paris – PSL, França, e líder da pesquisa.

“As suas descobertas vão muito além do objetivo original da missão, que é criar um mapa multidimensional extraordinariamente preciso de mais de um bilhão de estrelas em toda a nossa Via Láctea”, afirma entusiasticamente Carole Mundell, diretora de Ciências da ESA.

De acordo com Sérgio Sancevero, “O instrumento GRAVITY montado no interferómetro do VLT do ESO , por exemplo, poderá ajudar os astrónomos a descobrir se este buraco negro está a absorver matéria do seu entorno e a compreender melhor este objeto interessante.”

O paper (de domínio público) foi publicado no periódico Astronomy & Astrophysics.

Referências:

Space Today