Betelgeuse = Supernova ?

hst_betelgeuse

Betelgeuse é uma estrela enorme, uma supergigante vermelha, que se encontra a 640 anos-luz da Terra.

betelgeuse-vs-solar-system

E no próximo milénio, irá entrar em supernova.

Mas recentemente, em Maio de 2010, um rumor na net dizia que Betelgeuse iria se tornar uma supernova nas próximas semanas, e poderia nos matar a todos, ou no mínimo, fornecer-nos um espectáculo magnífico nos nossos céus.
Ou seja, em Junho de 2010, o mundo iria acabar devido à implosão de Betelgeuse!

Como isso não aconteceu, então tiveram que mudar a data, para continuar a enganar as pessoas.
Em Janeiro de 2011, saíram artigos em jornais a dizer que Betelgeuse irá explodir em… em… em… 2012!!!
Obviamente que os pseudos-profetas da desgraça agora apontam todos para a mesma data!
E os péssimos jornalistas caem como baratas tontas! Jornalismo não deveria incluir saber procurar fontes credíveis?

Crédito: Jeffrey Weston

Na verdade, como sempre, o rumor e os artigos baseiam-se em informações erróneas sobre as observações da estrela, e sobre o que os cientistas dizem!
Além disso, a estrela está demasiado longe para nos afectar: 640 anos-luz (é muito superior à distância de segurança = 100 anos-luz).

Ou seja, não se sabe quando a estrela irá explodir: pode ser amanhã ou daqui por 100 mil anos, mas o mais certo é que será no próximo milénio.
Quando explodir vai produzir um espectáculo magnífico no céu, mas terá um brilho muito inferior ao Sol (provavelmente parecerá similar à Lua).
Não influenciará negativamente a vida na Terra, porque: está bastante longe, não terá as chamadas explosões de Raios Gama, e mesmo que envie Raios Gama letais, estes não vêm na nossa direcção, devido ao eixo de rotação não estar direccionado para a Terra.

32 comentários

7 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • ivan soares de oliveira on 05/08/2014 at 15:44
    • Responder

    Bom dia,não tenho estudos nem sou letrado porem escrevi um pequeno romance ,cujo titulo é LENDRIX DE BETELGAUSEL O VIAJOR DO ESPAÇO…. na verdade ele foi datilopisicografado por mim no ano de 1979 no dia 26 do terceiro mes do referido ano…..ja tive esperiencias com OVINS não as pretendo relatar pra que não me chamem de louco…contudo posso afirmar…EXISTE SIM VIDA ALEM DO PLANETA TERRA… e os estraterrestres são SERES COM NOSSAS MESMAS COMPLEIÇOES FISICA porem com outros principios morais e tem no amor sua principal função de vida…não um amor de sexo como os seres humanos mas sim um amor extra huniversal que pretende um dia unir todas as galaxias e seus muindos oriundos deste vasto huniverso ao qual nois pertencemos….portanto fica a dica estão entre nois bem aqui na nossa frente………eu voce poderemos ser um deles……e a PAZ é sua bandeira…………..sem mas ivan soares o indio branco…..aguardo respostas sobre meu comentario obrigado……

    1. Este é um local de ciencia… onde obviamente se utilizam evidências.

      O seu comentário é religioso, em que espera que acreditemos nas suas experiencias com “anjos” humanoides.
      Se ler a história do Adamski, é igual à sua.
      Obviamente, um comentário que se baseia em acreditar em alguém não é apropriado para a ciência.

      abraços

    • Arlindo Pinheiro bastos neto on 01/04/2014 at 16:23
    • Responder

    Prezado Carlos,existe algum método cientifico capaz de induzir através da variação de brilho de Estrelas mais próximas de nos que Betelgeuse e,que estejam no mesmo angulo em que se dará explosão que,ela já tenha ocorrido e o aumento de brilho ou uma variação do espectro luminoso dessas potenciais Estrelas seja afetado,nos dando assim indicações que Betelgeuse já tenha explodido?

    1. Na supernova de 1987, detetamos um influxo enorme de neutrinos 20 horas antes de vermos a supernova.
      http://profmattstrassler.com/2011/09/20/supernovas-and-neutrinos/

      Neste momento, mais do que isto não é possível 😉

    • luciano santos on 12/11/2013 at 14:19
    • Responder

    Dr. Carlos Oliveira,bom dia.não entendo do assunto mas sou apaixonado pelos astros.sempre estou a observar uma coisa ou outra nos céus,o que me intriga nesse instante seria um astro de tamanho considerável que pode ser visto todos os dias a olho nu,então leigo que sou eu aproveito a oportunidade e deixo minha interrogação para que o Sr. possa vir a exolicar ou até mesmo fazer um post relacionado a tal astro.grato

    1. Não há qualquer “astro de tamanho considerável que pode ser visto todos os dias a olho nu”.

      A não ser que esteja a referir-se, obviamente, à Lua, Vénus, Sirius, etc, que sempre puderam ser vistos desde que existe Humanidade.

  1. Acho que isto esta muito mal organizado. “Nos proximos 1000 anos” e um bocado vago. Se vou assistir a um espectaculo agendado para as 21, espero que comece as 21. Pronto, dao-se 15 minutos de tolerancia. Mas 1000 anos e um bocado de abuso. Acho que vou pedir a devolucao do dinheiro do meu bilhete. 😉

  2. Boa noite, Dr. Carlos Oliveira. Tenho seguido o seu trabalho com atenção – sério e rigoroso, motivos por que me tornei habitué das suas páginas.

    Contudo, creio que lhe ficaria bem ser um pouco mais humilde e respeitar a (natural) ignorância dos que procuram estas páginas, que afinal são suas.

    Cumprimentos

    Monteiro

    1. Caro Monteiro,

      Não sei o que entende por humildade.
      Eu quando sei, sei; quando não sei, não sei, e por isso não invento que sei. Por isso, sou realista.
      Se humildade para si é mentir dizendo que a pessoa sabe quando nada sabe, ou mentir dizendo que não sabe mesmo quando sabe, então tem razão: humildade não é para mim, e ainda bem!

      Quanto a não respeitar a ignorância dos outros sobre o assunto deste post, peço que me dê exemplos neste post onde isso aconteceu. Obrigado.

      abraços

  3. Como eu ja entendo algumas coisas Não è verdade que galaxia de Andromeda esta Chocando com a nossa galaxia a (Via lactea ) E Cientistas Descobriram uma estrela maior do que betelgeuse Chamada Vy Canis Majoris localizada no Cão Maior Onde A estrela mais Brilhante Sirius Que esta a 8 anos-luz pois ela è muito grande è uma das mais brilhantes do ceu Como sera a Supernova dessa Estrela … Não è verdade que a estrela mais proxima è Alpha Centauri um Sistema Binario

    1. Caro Guilherme,

      Nenhuma dessas perguntas tem a ver com este post.
      Sugiro que leia os nossos posts, porque todas essas perguntas já estão respondidas aqui.

      Por exemplo, se vir nas categorias Via Láctea e Andrómeda, perceberá que as galáxias do nosso grupo local, como em qualquer grupo, estão-se a aproximar. No caso de Andrómeda e Via Láctea, passarão uma pela outra, promovendo distorções gravitacionais daqui por 3 mil milhões de anos.
      Não tem obviamente que se preocupar com isso.
      E nada tem a ver com 2012 ou com Betelgeuse.

      Sirius provavelmente não entrará em Supernova, já que a sua companheira parece que está demasiado longe dela.
      O tamanho das estrelas é irrelevante. O que conta é a sua massa e/ou se tem companheira.

      Alpha Centauri é um sistema binário ou múltiplo (de 3 estrelas).
      Proxima Centauri é a estrela mais próxima de nós.
      E nada tem a ver com 2012 ou com Betelgeuse.

      abraços

  4. http://www.youtube.com/watch?v=nILpwCX4nPg&feature=related
    esta estrela já foi vista explodindo???
    veja o video
    qual a data que a luz foi vista?
    adorei a foto do et

    1. Qual estrela?

      Se é Betelgeuse, basta que leia o artigo em cima ANTES de comentar, para ter a resposta….

      abraços

  5. Assim bastante perto, existe a possibilidade de Sirius, a somente 8 anos-luz.
    Mas as estrelas parecem estar demasiado longe uma da outra para acontecer uma Supernova tipo I.
    Mas não há certezas…

  6. há uma lista de estrelas que potencialmente podem passar a super-nova. Dessa lista ordenada por distância, a mais próxima situa-se a 150 A.L..
    A lista está disponivel aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_supernova_candidates .

    Claro que esta lista não é exaustiva e poderá sempre haver outras estrelas que possam explodir. De qualquer modo não há nenhuma forma de se determinar o mês, ano ou mesmo o século em que possa acontecer a próxima explosão de qualquer estrela dessa lista, uma vez que a evolução de uma estrela se mede em milhares de milhôes de anos.

    Assim sendo, quem alegar que sabe em que mês ou ano uma determinada estrela, por exemplo Betelgeuse, irá explodir ou irá entrar na fase de super-nova, está certamente iludido ou a tentar enganar os outros.

  7. Olá Carlos, toda vez que leio alguma matéria sobre um evento astronômico, sempre falta esse esclarecimento: pelo que entendi as observações dessa gigante (ou seja, as emissões de radiação que nos chegam de 640 anos atrás) apontam que ela está em vias de explodir. Ou seja, é como um carro com o motor fumando, qualquer mecânico diria que pode fundir, mas nem o melhor engenheiro pode dizer quando será isso, certo?
    Na verdade essa estrela está com a quilometragem alta, mas ainda não está “soltando fumaça”, por isso o pesquisador dizer que ainda não explodiu, isso no tempo dela, não no nosso.
    Me acho tão enganado quando vejo esses filmes de ficção e os personagens em galáxias diferentes conseguem conversar em tempo real, como conseguem fazer as ondas eletromagnéticas irem mais rápido que a luz?
    Tem uma outra (na verdade um complexo estelar não é?) a Eta Carinae, que segundo os astrônomos que a estudam, provavelmente irá colapsar nos próximos milhões de anos e está a milhares de anos luz.
    Essa sim poderá emitir radiação tão intensa que pode aniquilar toda a vida na terra. É só os urubólogos sentarem e esperar.

    1. Eta Carinae está em processo de implosão 😉
      http://www.astropt.org/2012/02/17/astronomos-observam-ecos-da-erupcao-de-eta-carina-1837-1858/

      Mas não nos afecta.
      Só aniquilaria a vida na Terra, uma supernova a menos de 100 anos-luz…

      Eta Carinae está a 7500 anos-luz. Demasiado longe de nós 😉

      1. Carlos,

        Os astrônomos possuem alguma estimativa sobre o número de estrelas presentes nessa margem de segurança da Terra (100 anos-luz)?

  8. Na minha opinião essa estrela já explodiu, só que ainda não deu tempo para a luz da explosão chegar até nós

    1. O conhecimento não se faz de opiniões 😉

  9. Na verdade a questão da Supernova BETELGEUSE, é mais uma prova da evolução Cosmica. Ou melhor dizendo nem me supreende que a Estrela exploda.
    Penso que devemos encarar isso como uma realidade palpável.
    Os Céticos tem feito muita chacota desse acontecimento que em Astronomia é previsivel acontecer. e direi que o Dr. Carl Sagan em um de seus ultimos trabalhos de investigação frisou essa possibilidade embora na altura não tivesse uma data mais ou menos estabelecida

    SINCERAMENTE ACHO QUE DEVEMOS ENCARAR ESTA REALIDADE QUER QUEIRAMOS OU NÃO. EU ACEITO E ESTOU DENTRO DESTE ASSUNTO HÁ MUITO TEMPO.
    QUEM DESEJAR DEBATER ESSA QUESTÃO COMIGO SOMENTE TEM QUE ME ENVIAR UM E-MAIL

    1. Luiza,

      Recomendo uma nova leitura do artigo. Parece que não percebeu.

      É possível a Luiza atravessar uma parede de cimento, mas posso-lhe garantir que vai passar décadas a dar com a parede a todos os segundos e nunca vai atravessar.
      Percebe as diferenças?

      Você está dentro do assunto há muito tempo? LOLLL
      E eu sou astrónomo e dou-me com astrónomos.
      Sabe… aqueles que ESTUDAM mesmo estas coisas, olhando para elas, observando, pesquisando, fazendo experiências… não é por andarem a ler sítios falsos cheios de mentiras na internet…
      Percebe as diferenças?

      Supernovas existem. Vêmo-las constantemente. Isso é um assunto.

      Outro assunto, é o caso específico de Betelgeuse: ela está demasiado longe (não nos afecta), não terá as chamadas explosões de Raios Gama (e mesmo que envie Raios Gama letais, estes não vêm na nossa direcção, devido ao eixo de rotação não estar direccionado para a Terra), e poderá explodir daqui por 100 mil anos.

      Tudo o resto são fantasias anti-conhecimento de quem não sabe dos assuntos.

  10. Olá Patrícia,

    Isso está certo.

    Nós vemos a estrela como ela era há 640 anos.

    Agora imagina que ela explodiu há 639 anos e 364 dias atrás.
    Amanhã vamos ver essa explosão…
    😉

  11. Olá. Só queria deixar aqui uma pequena lição que eu aprendi nas aulas de Fisico-Quimica. Quando algo (como um planeta) está, por exemplo, a 640 anos-luz de distância, isso quer dizer que, mesmo que viajássemos à velocidade da luz, demoraríamos 640 anos a chegar lá… É isso, segundo a minha antiga professora, que quer dizer, por exemplo, a 640 anos-luz.
    Posso estar enganada…
    Mas imaginemos que estou certa ok? Isso não quer dizer que a estrela explodiu há 640 anos atrás, ou que se explodisse agora, só veríamos esse acontecimento daqui a 640 anos… Quer precisamente dizer que, se a estrela explodir neste preciso momento, poderemos ser felizes contemplados com um belo espetáculo de luz AGORA… Se a estrela explodir daqui a 640 anos, o espetáculo será visto daqui a 640 anos precisamente…
    Mas, novamente, posso estar enganada, porque não sou nenhuma cientista.
    Beijinhos (;

      • Arlindo Pinheiro Bastos Neto on 11/11/2013 at 19:58
      • Responder

      Patricia segundo a relatividade geral de Einstein ,Quanto mais rapido se viaja o tempo passa mais devagar para o viajante,se não houvesse qualquer impedimento das leis fisicas e a viagem a velocidade da luz fosse possivel,o tempo pro viajante praticamente não passaria,pois o tempo como uma dimensão espacial viaja na mesma velocidade que a luz,por isso quando voce viaja seja de avião,carro ou mesmo anda está na verdade dilatando a passagem do tempo, por isso que os fisicos costumam dizer “espaço tempo”

  12. Sim, claro que li.
    Tenho falado bastante do Hitchhiker’s Guide to the Galaxy por aqui.
    E até é um dos livros que os meus alunos lêem na aula que lecciono.

  13. Vi que você colocou aquela imagem escrito “DON’T PANIC!” em letras garrafais e amigáveis. Agora pergunto… já leu o guia do mochileiro das galáxias? Talvez assim betelgeuse e essa frase fariam muito sentido.

  14. Entendido !

    Muito obrigado pela resposta 😉

  15. Isso é verdade.

    Mas se explodiu há 640 anos atrás… então veremos a luz amanhã 😉
    Tudo depende do tempo em que vemos… é tudo sobre nós…
    😀

  16. Boas,

    Peço desculpa pelo o atraso no comentário sobre este assunto 🙂

    Mas é o seguinte, pelo o que eu aprendi na escola, segundo dizem, se uma estrela está a 10 anos luz, só daqui a 10 veremos a luz que ela enviou neste momento, estou errado ?

    Eu não estou a afirmar nada até porque não percebo muito do assunto, foi só uma velha impressão que guardei dos tempos de escola. 😀

    Portanto minha duvida é, essa estrela estando a 640 anos-luz, se ela explodisse agora, pela lógica só daqui a 640 anos veríamos os reflexos dessa explosão. É assim que funciona, ou a velocidade da luz também depende da intensidade da mesma ?

    Como disse, sou leigo neste campo, mas gostaria que me elucidasse esta dúvida, pois se for como eu penso, essa notícia de dois sóis não tem qualquer tipo de lógica racional.

    Abraço

    1. Exato, se ela explodir exatamente agora, os habitantes do planeta Terra só irão ver ela sumir daqui a 10 anos (dependendo da distância)

      1 ano-luz é aproximadamente 10^13 Km.

      Outra coisa, a velocidade da luz só é constante no vácuo ( 300.000 Km/s ), após ela penetrar na superfície terreste ela perde velocidade.

  1. […] o seguinte exemplo: uma estrela gigante distante tanto pode explodir amanhã como daqui a milhares de anos. Sendo assim, raciocina o repórter, pode explodir numa data mais conveniente para o jornal – o […]

  2. […] Consequências. Inscrição Maia sobre fim-do-mundo. Calendário Maia mais antigo. Roma (rescaldo). Betelgeuse. Vénus explodir. 20 de Dezembro. Gliese 710. Reversão dos Pólos. Nexus 2012. Nuvem de Energia […]

  3. […] as constelações que veremos no céu serão totalmente diferentes. – daqui a 1 milhão de anos, a estrela Betelgeuse já terá explodido. Este evento será facilmente visível durante o dia na Terra. – em 1,1 milhão de anos, a estrela […]

  4. […] Neste caso, parece que esta história está a ser veiculada pelos mesmos que diziam que Betelgeuse iria se tornar uma supernova (um “segundo Sol”), que por acaso são os mesmos que disseminaram as mentiras sobre o planeta Nibiru e […]

  5. […] ENE”. Olho para cima e procuro vestígios de nuvens fotónicas (ainda aqui, e aqui) de supernovas ou de planetas e nada… O mundo não acabou e não deverá acabar tao […]

  6. […] acon­te­ci­mento é ca­paz de criar o apa­re­ci­mento de dois sóis na Terra em 2012, bac­té­rias de arsénio ex­tra­ter­res­tres e uma descoberta em Marte para os li­vros de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights