Anãs Castanhas

star sizes

Um artigo interessante, em inglês, sobre anãs castanhas, e de como as definições são dinâmicas.
O artigo científico, é este.

3 comentários

1 ping

  1. dtm.ciw.edu…
    Mais uma definição da IAU posta em cheque 🙂

    POSITION STATEMENT ON THE DEFINITION OF A “PLANET”

    WORKING GROUP ON EXTRASOLAR PLANETS (WGESP) OF THE INTERNATIONAL ASTRONOMICAL UNION

    2001 – 2003

    ” 1) Objects with true masses below the limiting mass for thermonuclear fusion of deuterium (currently calculated to be 13 Jupiter masses for objects of solar metallicity) that orbit stars or stellar remnants are “planets” (no matter how they formed). The minimum mass/size required for an extrasolar object to be considered a planet should be the same as that used in our Solar System. ”

    http://www.dtm.ciw.edu/boss/definition.html

  2. Excelente comentário, Luis!
    Ficou tudo muito mais claro agora 🙂

    Concordo com o que dizes.
    Parece-me que colocar divisões, restrições, só faz com que se descubram depois outras situações que “fogem” a essas definições.

  3. Olá!

    é cada vez mais claro que o limite de 13 vezes a massa de Júpiter (massa mínima para o início da fusão do deutério, um isótopo do hidrogénio) que desde há algum tempo se propõe como linha divisória entre planetas e anãs castanhas é um critério pouco adequado. Por um lado, têm sido descobertos corpos que normalmente seriam classificados de planetas, pois parecem ter sido formados num disco protoplanetário que circunda a estrela, mas que têm massas superiores a este limite (e.g. Corot-3b). Agora, este novo trabalho mostra que a massa mínima para que um corpo inicie a fusão do deutério não é constante mas função de vários factores, e.g. a metalicidade do gás. Por outro lado, um critério baseado no processo de formação, i.e. um corpo é uma anã castanha se tiver sido formada por colapso gravitacional, semelhante a uma estrela, e um planeta, se tiver sido formado a partir de um disco protoplanetário, é também pouco satisfatório pois, em termos observacionais é difícil determinar a o processo de formação de um corpo com milhões ou mesmo milhares de milhões de anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights