Noite dos Investigadores – Cientistas ao Palco 2010

A Noite dos Investigadores de 2009 foi um sucesso na promoção do contacto dos cientistas com o público.

Vejam uma amostra do Cientistas ao Palco, Cientistas de Pé – Stand-Up Comedy, neste vídeo:

Gostei das piadas à astrologia, Newton, e Bruno Alves.

Hoje, 24 de Setembro, as actividades são muitas, mas o objectivo é só um: aproximar os cientistas do público em geral.
Qual é o impacto da ciência na nossa sociedade? Em que consiste o quotidiano dos investigadores? Para o saber, nada melhor do que falar directamente com os cientistas.

No dia 24 de Setembro, a partir das 15h e até à meia-noite, o país acolhe mais uma «Noite dos Investigadores» e uma nova performance dos «Cientistas ao Palco» no Porto, Coimbra, Lisboa, e Olhão.

PORTO

No Porto, o Cientistas ao Palco contará com a participação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que irá promover as seguintes actividades:
Observação do Sol: 15h às 17h
Oficina de Construção de Relógios de Sol: 15h às 17h
Starlab – Planetário Portátil: 15h às 17h30 e 20h30 às 21h30
Oficina de Construção de Luneta Astronómica: 22h às 22h30
Observação Nocturna com telescópio: 21h às 22h30

Entre as 15h e a meia-noite, na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), terá oportunidade de conhecer vários cientistas que, para além da Ciência, dominam outras áreas como a música e o teatro.
A combinação entre arte e ciência será feita com concertos (só de bandas de cientistas) e duas peças de teatro: «Esferas», pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, e «Sobre o Futuro… não sabemos!», da Associação Cultural Sem Palco.
Os visitantes vão poder ainda aprender ciência com diversas experiências, ter sessões de speed-dating com investigadores, construir um relógio de sol, fazer observações astronómicas a bordo do Starlab ou beber um “café científico”, servido por “biotecnológicos especializados em cocktails”.

Leiam todo o programa, no Porto, aqui.

COIMBRA

Muitas actividades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, desde as 15h até à meia-noite.
Leiam o programa, aqui e aqui.

Além de conversas com cientistas, palestras, speed-dating, experiências científicas ao vivo, observações astronómicas, etc, têm também teatro e cientistas no palco.

Às 18h00 e 21h30 têm o Método Bosão de Higgs, no Largo Marquês de Pombal.

“O Método do Bosão de Higgs é uma sátira à pseudociência, à chalatanice mascarada de ciência. Pretende ser um convite à reflexão sobre o uso de linguagem aparentemente científica no marketing, muitas vezes induzindo no consumidor convicções que não têm sustentação científica.
Todos temos que fazer decisões de consumo e o espectáculo faz várias referências à utilização de argumentos científicos no marketing, esperando despertar um cepticismo saudável em relação a auto-proclamadas propriedades fantásticas de um determinado creme ou iogurte.
O Método do Bosão de Higgs é um texto original de David Marçal, encenado por Amândio Pinheiro e interpretado por Sara Paz. Conta ainda com a participação especial de cientistas através de videos que intercalam a acção ao vivo.”

“Venha conhecer um método desenvolvido nos melhores e maiores aceleradores de partículas do mundo e que o pode ajudar a viver melhor. O método do bosão de Higgs contempla uma dieta que segue os mais avançados princípios da física de partículas, uma farmacologia quântica que permite tratar a maioria das patologias (incluindo a melancolia invernal), um creme anti-rugas relativista com partículas à velocidade da luz e um escudo iónico que protege da radiação cósmica (tão prático como um vulgar guarda-chuva). Um espectáculo que aumenta a sua longevidade média, recomendado por 9 em cada 10 físicos teóricos. Os espectadores deste espectáculo têm menos 0,5% de probabilidades de partir uma perna.”
Vejam este powerpoint.

Às 21h30 e 23h00 têm a peça de teatro, As Moscas são Ratos que Voam, sobre como a ciência e as relações com os outros, são vistas pelos próprios cientistas.

LISBOA

Desde as 17h até à meia-noite, têm no Jardim Botânico Tropical, Largo dos Jerónimos, este programa, onde constam experiências científicas, café de ciência, speed-dating e uma exposição.

Destaco também, às 22h, a peça de teatro, Os Últimos dos Texugos.
E às 23h, Cientistas de Pé – Stand-Up Comedy.

OLHÃO

No Ria Shopping, das 10h às 23h.
Leiam o programa, aqui, com oficinas, experiências, teatro, entre outras actividades.
Leiam também, este artigo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.