Tyche – planeta gigante nos confins do sistema solar?

lost-in-space

Já temos exposto várias descobertas do telescópio espacial WISE. Ele entretanto “morreu” (acabou o seu tempo de vida), e daí que publiquei este post a resumir o seu elevado rendimento científico.

Ora, como qualquer telescópio, apesar de “morto”, o WISE tem ainda muita informação por analisar. Está em computador, mas os cientistas ainda não tiveram hipótese de a analisar em detalhe.
Não se sabe o que está nessa informação.
O que acontece normalmente é que não está nada de “anormal”, porque as verdadeiras descobertas já foram anunciadas com “pompa e circunstância” pela NASA. Daí que os dados, após análise, normalmente destinam-se a coisas com relevância para os cientistas, mas sem qualquer importância para o público.

No entanto, numa entrevista para o jornal Britânico, The Independent, o professor Daniel Whitmire, da Universidade da Louisiana, decidiu dizer que acreditava poder existir um planeta nos confins do Sistema Solar, e que esse planeta pode ter sido detectado pelo WISE, mas está nos dados que ainda não foram analisados.
Note-se que as palavras principais é que isto não passa de uma crença pessoal do cientista, em que propõe uma hipótese (“pode“), e não tem qualquer evidência científica para isso (“dados não analisados“).
Ou seja, cientificamente falando, vale 0.

Vale tanto como eu dizer que acredito que pode haver um planeta como a Terra em redor da estrela Sirius. Não tenho qualquer evidência, mas acredito nisso.
Relevância científica = 0.

No entanto, provavelmente numa tentativa de marketing em que demonstra um péssimo sentido de divulgação/ensino científico, este professor foi ainda mais longe: disse que o planeta (o tal que ele não tem qualquer evidência!) deveria se chamar Tyche, será 4 vezes maior que Júpiter, será composto de hidrogénio e hélio, terá luas, anéis, e uma atmosfera com nuvens e tempestades (!!!), terá uma temperatura de -73ºC, e estará 15.000 vezes mais afastado do Sol que a Terra (375 vezes mais afastado que Plutão) – o que corresponde à zona da Nuvem de Oort.

Além desta imaginação puramente especulativa, baseada em crenças pessoais e sem qualquer validade científica, o certo é que a “teoria” dele também tem problemas de matemática.

Mas em termos científicos, vejo outros problemas:
– a Nuvem de Oort está 50.000 vezes mais afastada do Sol que a Terra, logo, ao contrário do que ele diz, o planeta ainda estaria muito longe da Nuvem de Oort.
– o planeta não pode ser 4 vezes maior que Júpiter. A razão é simples: com mais de 3 vezes a massa de Júpiter, os planetas contraem-se e ficam mais pequenos. Será que um erro tão básico, que se aprende em Introdução à Astronomia para não-cientistas, foi dado por este investigador? Não. Ao ler-se a notícia original vê-se que ele disse 4 vezes a massa de Júpiter. Os jornalistas posteriores é que não sabem ler (incluindo os da TV, que já vi na CNN e MSNBC), e dizem erradamente 4 vezes o tamanho de Júpiter.

Ou seja, aos erros do cientista ainda se juntam os erros dos jornalistas.
Conclusão: notícia mais disparatada era difícil haver esta semana!

As agências de notícias fartaram-se de divulgar esta notícia esta semana, incluindo os sites de astronomia.
Podem ler, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

Ou seja, um cientista decidiu dizer um disparate (em termos científicos e de divulgação) num jornal, e os jornalistas vão logo atrás sem fazerem uma análise crítica.
E claro que os pseudos aproveitam-se logo para falar de planetas gigantes a vir na direcção da Terra e que nos vão matar a todos em 2012!!!
Enfim…

Se pode existir um planeta gigante nos confins do Sistema Solar? Pode!
Se podem existir 50 planetas como a Terra nos confins do Sistema Solar? Podem!
Se podem existir cavalos no planeta XPTO ao redor da estrela YZ? Podem!
É uma questão de crenças, e não de evidências científicas.
As evidências científicas, nestes casos, não existem!

Por último, se realmente fôr descoberto um planeta gigante nos confins do sistema solar (e as evidências actuais apontam para ele não existir!), então não seria uma descoberta radical. Era mais uma rocha gelada a orbitar o Sol. Nada de anormal.
E certamente que a sua órbita está muito longe da Terra! (não virá para cá!)

tyche

46 comentários

7 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Carlos Santos on 14/07/2013 at 19:12
    • Responder

    Ué!!!!!!!!!

    Passou dezembro de 2012 e nada!!!!!

    Cadê o Neribu, X, ou seja lá o que?

    Ou o Mundo já acabou e nós não sabemos(rsrsrsrsrs).

    Grato Carlos Oliveira por todas as suas explicações e acima de tudo paciência.

  1. Então, caso exista mesmo, será apenas mais um planeta inofensivo no nosso sistema solar?

    1. Sim, claro 😉

      Será como Plutão, Sedna, Quaoar, Eris, e o resto dos Trans-Neptunianos 😉

      abraços

  2. Há astrónomos que continuam a falar de um grande planeta para lá de Plutão, sem terem quaisquer provas:
    http://news.nationalgeographic.com/news/2012/05/120511-new-planet-solar-system-kuiper-belt-space-science/

    Há mais de 20 anos que andam a dizer o mesmo, sem qualquer prova:

    Astronomy Magazine, December 1981, “Search for the Tenth Planet”
    excerpt:
    Astronomers are readying telescopes to probe the outer reaches of our solar system for an elusive planet much larger than Earth. Its existence would explain a 160-year-old mystery. … The pull exerted by its gravity would account for a wobble in Uranus’ orbit that was first detected in 1821 by a French astronomer, Alexis Bouvard. Beyond Pluto, in the cold, dark regions of space, may lie an undiscovered tenth planet two to five times the size of Earth. Astronomers at the U.S. Naval Observatory (USNO) are using a powerful computer to identify the best target zones, and a telescopic search will follow soon after. … Van Flandern thinks the tenth planet may be between two and five Earth masses and lie 50 to 100 astronomical units (4.6 Billion-9.3 Billion Miles) -from the Sun. His team also presumes that, like Pluto’s, the plane of the undiscovered body’s orbit is tilted with respect to that of most other planets, and that its path around the Sun is highly elliptical.

    Note-se que isto NADA tem a ver com Nibiru, porque este potencial objecto não viria para cá!

  3. Mais uma vez, muito obrigada pelos ensinamentos e pela paciência que teve comigo!Agora sei que não devo acreditar em tudo que as pessoas põe na internet…vou continuar acompanhando o seu blog para aprender mais coisas interessantes!

    1. Faz bem 🙂

      Obrigado pela preferência 😉

  4. Olá Carlos Oliveira!

    Recentemente vi os comentários ( e os vídeos também) que tem na internet sobre o suposto planeta Nibiru ou Tyche. Não vou mentir, fiquei extremamente assustada. Não entendo nada de astronomia, por isso fiquei ( e ainda estou um pouco) assustada, pois os argumentos que usam são muito convincentes para pessoas leigas na área como eu. Você já viu os vídeos no you tube?O que acha deles?Dizem que é refração da luz, mas eu não sei, pois não entendo nada disso! E dizem também que se Nibiru existisse já seria possível vê-lo a olho nú em qualquer parte do planeta, isso é verdade?Já ouviu falar sobre os abrigos subterrâneos, os campos de concentração da FEMA, ou o cofre de sementes que inauguraram na Noruega? O que você acha disso? Sobre Tyche, conforme as matérias que eu li, um relatório final com a análise dos dados obtidos pela WISE estava previsto para sair em março de 2012, já tem alguma coisa sobre? Desculpa o bombardeio de perguntas, mas preciso de respostas de alguém que entenda do assunto, pois, conforme disse anteriormente, sou leiga no assunto!!! Agradeço desde já os seus esclarecimentos.

    1. O Tyche que se saiba não existe.

      O Nibiru não existe de certeza.
      Não faltam artigos sobre o Nibiru que pode consultar aqui no astroPT.
      Sim, se Nibiru existisse já se via no céu (e teria feito sair os outros planetas de órbita), e nenhum dos milhões de astrónomos amadores por todo o mundo vê nada… só brincalhões e mentirosos no Youtube é que inventam essas coisas.
      http://www.astropt.org/tag/nibiru/

      As sementes já existem há muito tempo, e não tem nada a ver com o Nibiru.

      FEMA existe para ajudar a população em caso de desastres naturais como furacões, tsunamis, cheias, etc… já o fazem há muitos anos. Não há quaisquer campos preparados.
      http://www.astropt.org/2011/07/03/plano-de-emergencia-da-nasa/
      http://www.astropt.org/2011/10/29/fema-no-brasil/

      abraços!

        • Danniele on 20/04/2012 at 23:54

        Obrigada pelos esclarecimentos, você não sabe como fiquei mais tranquila!Só mais algumas perguntas…falam muito sobre tempestades solares que poderiam acontecer no próximo ano, existe a probabilidade de ocorrer isso?Falam também sobre o alinhamento dos planetas ou a inversão dos pólos magnéticos da Terra, isso também pode acontecer e nos afetaria de alguma forma?Obrigada…

      1. Danniele,

        Porque não faz uma pesquisa lá em cima e procura pelos assuntos que quer? 😉

        Sim, tempestades solares existem constantemente.
        http://www.astropt.org/category/estrelas/sol/
        Poderá afectar comunicações.
        http://www.astropt.org/2010/06/12/tempestades-solares/

        Quanto aos pólos magnéticos, já foi explicado aqui:
        http://www.astropt.org/2011/12/06/campo-magnetico-da-terra-reversao-dos-polos/

        Quanto ao alinhamento planetário: não existe.
        http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

        abraços

  5. Sério, não consigo entender como as pessoas gostam de mergulhar na ignorância. Vejamos: Se me lembro bem Saturno está a mais de 1 bilhão de kms da Terra; e ainda assim conseguimos enxergar ele a olho nu. Então se existisse um gigantesco corpo no céu vindo na nossa direção para nos matar ainda esse ano com certeza estaria brilhando no céu como a Lua. A não ser que ele fosse invisível em todos os espectros, ou viajasse na velocidade do capeta ou teletransportasse pra cá por meio de tecnologia alienìgena dos wookies.

    O único fato que eu realmente acho estranho é a órbita do planeta anão Sedna, ele se afasta tanto do Sol que até seu próprio descobridor afirmou que não sabia como ele estava preso ao sistema solar.

    1. Precisamente!
      Já expliquei isso aqui:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/
      😉

      Quanto ao Sedna, mesmo o ponto da órbita mais distante da órbita ainda está bem dentro do Sistema Solar 😉

      abraços

  6. Então vc esta querendo dizer q ñ tem Nibiru, tyche etc… ñ existe ou vai demorar muito tempo a vir ??? se for isso eu to é na maior encrenca, financiei uma motinha superesportiva 1.000cc achando q ñ precisaria pagar !!! mas bem q eu queria presenciar um astro por perto com a mesma ou maior luminosidade q a lua … talves ñ teria mais noite !!! FLWW

    1. Estou-lhe a dizer que o Nibiru (que nada tem a ver com o possível Tyche) não existe.
      Já o Tyche tem uma probabilidade de existência inferior à do Pai Natal. E mesmo que exista, não vem para cá.

  7. Eu acho q a NASA está preparando as pessoas para dizer algo importante, nas recentes entrevistas eles já tem a incerteza q o sistema solar esta controlado por eles, q tem alguma coisa a ser descoberto… um assunto desses eu acho q estão certos, falar logo de cara q tem um planeta enorme e q eles ainda ñ sabiam e q esta nas proximidades de nós, é motivo de caos !!!!!!! tbem explicaria as curvas q alguns cometas fazem e eles ainda ñ tem explicação de quem a provoca !!!!

    1. Eu lido com a NASA, e o que você está a dizer é mentira sobre a NASA.

      E não há qualquer planeta enorme perto ou a vir para cá.
      Não podia estar perto. Porque senão as pessoas viam-no. Até pode existir lá longe, e isso quereria dizer que demorará muitos anos para chegar cá.
      Por outro lado, os planetas “não vêm para cá”, basta perceber de órbitas.

      abraços

  8. nossa, é pior que eu pensava !!! lê os comentários abaixo… como estudante de psicologia acho interessante essa histeria coletiva e apaixonada das pessoas pela sua crença maluka kkkk !!

    ei voce que esta lendo e acredita em nibirus e conspirações !! vai procurar o que fazer !! vao estudar, trabalhar, ler um livro, vai ajudar em instituição de caridade !!

    1. Como estudante de psicologia, você ainda tem muito a aprender. Começa pelo respeito às pessoas.

      1. Caro Molina,

        Qualquer estudante devia respeitar o CONHECIMENTO, e não os vigaristas (mesmo sendo eles pessoas).

        Por isso, parece-me que o Molina tem muito a aprender… ANTES de comentar em locais de conhecimento.

  9. mas o que se anda falando por ai e que esse “mega planeta” !! passa pela a orbita da terra a cada 26 mil anos ou seja ele vai e volta rsrsr possui uma orbita “diferente” das outras no sistema solar !!!ou seja nao tem evidencia cientifica disso !!!!

  10. a primeiras evidencia do fim e a negação depois o desespero e por fim o conformismo !!

    relaxem crianças se o planeta existe , e realmente esta vindo pra terra ,vamos sentar na primeira fila e curtir o show que vai ser imaginem!!! pelo meu ponto de vista psicótico “que e o da maioria da humanidade” vai ser um espetáculo um planeta maior que jupter passando pertinho da terra !!!! quem sabe ele nao leva a gente junto pra conhecer o sistema solar kkkkk.

    1. “a primeiras evidencia do fim e a negação ”

      Se o Sergio disser que o Pai Natal existe, qualquer pessoa com pelo menos meio neurónio vai negar. Isso NAO é qualquer “evidencia do fim” ou desespero…
      É simplesmente a realidade, a verdade.

      “se o planeta existe , e realmente esta vindo pra terra ”

      Não há qualquer planeta vindo para a Terra.

        • sergio on 04/11/2011 at 18:11

        vixxi se deu ao trabalho de responder ?? a evidencia do fim !! nao e do fim do mundo ,e nem da existência ou nao de um planeta no confins do sistema solar !! mas sim o fim de uma conversa fiada !!! o desespero e o conformismo e dos que ficam anunciando que em 2012 “vai passar pela orbita da terra” um planeta 6 vezes maior que a terra !!! e quando ver que nada aconteceu vao entra em desespero !!! não precisa ser muito inteligente !! pra ver que e conversa fiada !! os mesmas fontes que afirmam isso também fala que acontece a cada 26 mil anos em um ciclo !! se isso fosse verdade ja não existiria terra !!

        agora oque e incrível e a paixão que o ser humano possui pela auto destruição sempre se agarrando em uma possibilidade e criando ilusão de que o fim esta próximo !!

      1. Olá,

        Existe um ciclo de 26000 anos – é o da Precessão do eixo da Terra.
        http://www.astropt.org/2011/10/16/vega-e-a-estrela-polar/

        Claro que nada disto tem a ver com o fim do mundo… porque até é um ciclo que não tem princípio nem fim 😉

        abraços

  11. O autor deste artigo, Carlos Oliveira, propositalmente, não mencionou que:

    1) Não há consenso científico a respeito das diferenças entre planetas gigantes e anãs marrons, portanto, seu raciocínio sobre densidade, volume e contração gravitacional não é inquestionável.

    2) Nenhuma possibilidade teórica que possua coerência interna e poder explicativo pode ter valor científico igual a “zero”, a não ser para aqueles que caem no negacionismo/afirmacionismo ingênuo. Toda cogitação feita a partir de dados científicos constatados deve ser levada seriamente em consideração, ao invés de ser alvo de meras tentativas de rebaixamento e depreciação, como vemos acontecer neste site que se pretende sério.

    3) Matese não parece afirmar que Tyche esteja exatamente dentro da Zona de Oort e sim fora dela, perturbando-a gravitacionalmente.

    Some-se ainda o seguinte erro lógico grave do autor do artigo:

    Se Tyche, de acordo com o Dr Matese, “estará 15.000 vezes mais afastado do Sol que a Terra” e “a Nuvem de Oort está 50.000 vezes mais afastada do Sol que a Terra”, Tyche não pode estar “ainda muito longe da Nuvem de Oort” e sim aquém dela ou dentro dela, visto que 15.000 é um número muito menor que 50.000.

    O que se passa é que o autor é um empirista ingênuo, apegado à idéia de que Tyche não pode existir de modo algum, e luta desesperadamente contra toda e qualquer teorização em sentido contrário. O autor está sofrendo do que Thomas Kuhn chama de “paradigm paralisis” e está temendo uma “paradigm shift”.

    Conforme os indícios favoráveis à existência deste corpo se acumulam, os negacionistas se desesperam e tentam desvirtuar informações.

    Guardarei esta mensagem. Se o autor não publicá-la aqui, publicarei em outros sítios.

    1. IGNORANTE (nome correctamente atribuído),

      “propositalmente, não mencionou”

      O “propositalmente” é mentira. Se fosse “propositadamente” também seria mentira.
      Mas a utilização dessa palavra denota claramente o tipo de comentário: um comentário parvo, cheio de mentiras, só para atacar o autor do artigo…
      Ou seja, mais um comentador-palhaço com a mania que é alguém e que se esconde cobardemente atrás de nomes falsos…

      1) Eu não fiz nada disso, e esse ponto é completamente irrelevante.

      2) Claro que estas especulações tiveram valor científico = 0.
      Do mesmo modo, você pode passar 2 meses só com coerências internas e tentativas explicativas do Pai Natal, que o valor científico = 0.
      Mas eu percebo… a parvoíce é tanta, que para si o que conta é querer discutir sem razão.

      3) Indiferente para o post em causa.

      Quanto ao suposto erro lógico, só lhe tenho a dizer que 2 é um número que está muito longe do número 3 milhões… independentemente de estar além ou aquém. Mas a sua burrice é tanta que nem isso nota.

      “O que se passa é que o autor é um empirista ingênuo”

      A parvoíce é tanta que nem percebe que eu sou de astrobiologia.

      “apegado à idéia de que Tyche não pode existir de modo algum”

      E no entanto, eu digo isto:
      “Se pode existir um planeta gigante nos confins do Sistema Solar? Pode!”

      Mas a sua BURRICE é tanta e o seu ódio é tal, que nem ler sabe.

      “Conforme os indícios favoráveis à existência deste corpo se acumulam”

      Ou seja, NENHUM indício. Falar no ar vale 0.
      De qualquer modo, o post é sobre ESTE indício de Tyche, que é NENHUM!

      “O autor está sofrendo do que Thomas Kuhn chama de “paradigm paralisis” e está temendo uma “paradigm shift”.”

      E você está sofrendo de paragem cerebral… daí o teor do seu comentário.

      E não irá haver qualquer paradigm shift. Como eu digo no final:
      “Por último, se realmente fôr descoberto um planeta gigante nos confins do sistema solar (e as evidências actuais apontam para ele não existir!), então não seria uma descoberta radical. Era mais uma rocha gelada a orbitar o Sol. Nada de anormal.”

      Mas claro, para saber isso, precisaria de ler. E ler é coisa que não sabe, como provou pelo seu comentário!

      Enfim… se a burrice desse $$, você estaria rico!

      Seu IGNORANTE, espero que da próxima vez se apresente, senão mais nenhum comentário seu será publicado.
      Já se viu que dá mais valor ao ÓDIO e às PARVOÍCES argumentativas, do que ao conhecimento e pensamento crítico.

      Quanto à sua tentativa de “ameaça” no final, é mais uma vantagem de não aprovar qualquer comentário seu: assim o IGNORANTE irá divulgar o astroPT noutros lados, o que só agradeço!

      P.S.: o seu Modus Operandi já é bastante conhecido:
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/comment-page-1/#comment-35633
      É cobarde ao esconder-se atrás de nomes falsos, é burro por não sabe ler, é parvo por só escrever mentiras, e é estúpido por atacar ignorantemente quem trabalha para si.
      Parabéns! É o exemplo do pior da Humanidade.

        • Molina on 24/12/2012 at 14:36

        Não entendo nada de astronomia e me interesso muito por todo este debate em torno de Nibiru, Tyche ou seja lá o que for impactar nossa vida.

        Acho muito desagradável e lamentável a ironia e algumas das palavras utilizadas por esse senhor Carlos Oliveira. Ruins demais para um cientista, por mais orgulhosos que se sinta de si mesmo.

      1. Ruim demais são os seus comentários…

        Fala em debate sobre Nibiru… mas não há qualquer debate. O Nibiru é PURA FANTASIA. É tudo MENTIRA de vigaristas.
        E o Molina saberia disso, se lesse os artigos sobre isso. Mas prefere gastar esse tempo a fazer comentários sem sentido…

        Eu só digo a verdade dos factos. Se não gosta deles, tem imensos locais de vigaristas que certamente ficarão muito contentes em dar-lhe palavras bonitas enquanto o enganam descaradamente com parvoíces. Já se percebeu que o Molina prefere isso.

  12. Por outro lado, pq eu deveria duvidar de mais de 15 fontes antigas independentes que falam quase a mesma coisa sobre 2012 e acreditar na Ciência que admite não sequer saber explicar a origem do homem ou o funcionamento do cérebro ?

    Faz o seguinte : me explica o que está em infrared na constelação do Leão no google Sky, que tem gente falando :

    9h47m59 s
    13º18′ 53 ” no visivel nao tem nada, coloca no infra.

    É alguma nebulosa em Leão ?

    Grato

    1. Não existem 15 fontes antigas independentes.
      E mesmo que existissem, são de civilizações que cometiam sacrifícios humanos para apaziguar o Deus-Sol. Você faz o mesmo? Salte para dentro de um vulcão, já que acredita nessas fontes.

      NENHUMA delas fala o que quer que seja para 2012.
      Como dizem os Maias, só quem é ACÉFALO é que pensa isso.
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      Quanto à ciência, sim explica ambas as coisas. Assim como explica a internet, computadores e veja lá que até explica medicina (sabe, o tipo de cientistas de quando você está doente, vai logo a correr para eles).

      Essas tretas do Nibiru são disparates de quem não percebe um mínimo de astronomia… nem quer aprender. Mais vale viverem na ignorância e serem crentes fundamentalistas em conspirações.
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

      Quanto ao Google Sky, aprenda como as imagens vão lá parar, antes de acreditar em conspirações absurdas.
      http://youtu.be/_VZY115vfYk
      http://youtu.be/Js45dFUrw8A
      http://www.ground-zero.biz/showthread.php?tid=1534
      Quasar PGC 1427054
      http://server6.wikisky.org/starview?object_type=2&object_id=159228

  13. Caros Amigos, bom dia!

    Dê todos os 3.094 cometas catalogados o cometa Elenin é o mais interessante, misterioso, e espetacular de todos, veja porque?

    1a – De todos o cometa elenin é o único que vem de fora do nosso sistema solar da nossa galácia.

    2a – De todos é o único cometa que passa pelo nosso cinturão de asteroides “debriz ‘, entre marte e jupiter. por isso nosso planeta correrá um risco de sofrer uma chuva de meteoros entre os dias 08 até 11 de Novembro de 2011, isso porque? O planeta terra passará por onde passou o cometa elenin.

    3a – De todos é o único que possue uma orbita de terias entre : 3600 anos até 11.500 anos aproximadamente.

    4a – De todos é o único que vem quase alinhado com o disco central, nossa estrela maior o sol, possue uma elíptica quase alinhada com a nossa orbita apenas com uma pequena inclinação perfurando assim nosso disco.

    5a – De todos é o único misterioso cometa nunca visto antes por essa humanidade e de todos seus misterios, temos que fazer atenção, observa-lo, todos os dias até sua aparição total.

    Que Deus estejam convosco, estamos acompanhando !!!

    3a – De todos

    1. Washington,

      O Elenin não é nada interessante. Nem sequer se vai ver no céu.

      Além disso, tem uma série de erros no seus pressupostos.

      1 – O Elenin vem do nosso Sistema Solar, obviamente. É um disparate pensar o contrário. Só por brincadeira ou por ignorância do que são cometas se pode fazer afirmações como o Washington fez.
      Quanto a ser de fora da nossa Galáxia, só pode ser piada de quem não tem qualquer noção do que é uma galáxia.

      2 – É mentira que seja o único a passar pela Cintura de Asteróides.

      3 – É mentira que seja o único com uma órbita tão longa.

      4 – A parte dos alinhamentos é um completo disparate. “Todos” os cometas vêm “alinhados” com o Sol. E muitos deles vêm no mesmo plano que nós.

      5 – É mentira que seja o único cometa que nunca vimos antes. Aliás, os conspiradores até dizem que já o vimos milhares de vezes no passado. Logo, dizer isso é contradizer as mentiras dos conspiradores. É um paradoxo tendo em conta os seus outros pontos alinhados com as mentiras dos conspiradores.
      E é mentira que estejamos à espera da “aparição total”. Já vemos o Elenin; ele já está em “aparição total”.

      Sugiro que antes de fazer mais comentários carregados de erros, procure saber os factos sobre o Elenin. Leia estes posts:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/
      http://www.astropt.org/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/
      http://www.astropt.org/2011/07/21/cometa-elenin-nas-noticias-de-novo/
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/

      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

  14. Eu ja fui nesse planeta acreditem ele é exatamente 12x maior que a terra e a gravidade dele é bem superior que o da terra axistem oceanos e boa parte dele é verde clorofila .Não sei como fui pra la nem como voltei so sei que foi no mesmo dia .

    1. Sim, eu também já tomei dessas “pastilhas” 😛

        • Luis Felipe on 26/01/2016 at 07:41

        kkkkkkkkkkkkk

  15. Pois é. Marco! Quando li a notícia pensei: uai, não era Nibiru?! 😀

  16. Só uma pequena correcção:
    Para Pickering, o Planeta U estaria numa órbita entre Júpiter e Saturno. Todos os outros seriam planetas trans-neptunianos.

  17. Pois, Sérgio. Não me admira.

    Como se tem visto em vários estudos, há um défice de literacia funcional entre os próprios cientistas.
    As universidades não ensinam pensamento crítico, mas as aulas de ciência servem só para memorizar conceitos.

    Depois é o que se vê: pessoas que deveriam defender a ciência e o pensamento racional, caem nos erros de não pensar e serem levados por ideias/argumentos pseudos…

  18. Vá lá… podia ser ainda pior. Ele podia ter decidido chamar este novo planeta hipotético de Nibiru 😀

  19. Curiosamente reparei no artigo com esta fantasia há duas semanas. Foi publicado na conceituada revista Icarus, apesar de ser altamente especulativo. Podem encontrá-lo aqui: http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/1004/1004.4584v1.pdf.

    No artigo os autores baseiam-se nas órbitas de cometas de longo período para deduzir a presença de um planeta com uma órbita numa região interior à da nuvem de Oort. Nunca pensei que esta teoria com fraco suporte científico saltasse para as bocas do mundo. Faz-me lembrar o trabalho do astrónomo William Henry Pickering, que baseado em residuais na órbita de Úrano povoou as regiões além da órbita de Neptuno com 7 novos planetas (os planetas O, P, Q, R, S, T e U).

  1. […] Mesmo em astronomia, tem publicado artigos completamente errados, por exemplo sobre o suposto planeta Tyche. Ou seja, a credibilidade desta revista é próxima de 0. Além disso, um dos editores é […]

  2. […] Tyche – planeta gigante nos confins do sistema solar […]

  3. […] provavelmente não, já que essa notícia estava cheia de más interpretações, como pode ler neste post.Por outro lado, eles fazem referência a Plutão como se tivesse sido o único objecto com […]

  4. […] um planeta longe, então entendendo as órbitas, percebe-se que ele não viria para estes lados. – se existe um planeta relativamente perto (para chegar cá em meses), então seria visto por milhões de astrónomos amadores por todo o […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights