2012 KP24

O asteróide 2012 KP24 foi descoberto no passado dia 23 de Maio.
Cálculos dos astrónomos permitiram concluir que o asteróide tinha cerca de 20 metros, viajava a 46.000 kms/h, iria passar relativamente perto da Terra hoje, 28 de Maio, às 16h20m (hora de Portugal), e a distância a que iria passar seria a cerca de 56.000 kms de distância da superfície terrestre (um pouco acima da órbita dos satélites geoestacionários, mas muito abaixo da órbita da Lua).

Através de conhecimento científico e matemático, os astrónomos chegaram imediatamente à conclusão que o asteróide não representava qualquer perigo para nós. Era pequeno e não iria colidir com a Terra.

Entretanto, se forem ao Google, vêem alguns pseudos a vigarizar os seus leitores a dizer que o asteróide iria bater na Terra (a informação contrária era suposta conspiração da NASA), outros pseudos diziam que iria bater na Lua, e ainda outros pseudos escreveram que iria bater em satélites. Os 3 cenários iriam exterminar muita gente na Terra.

O asteróide, tal como tantos outros, veio e já se foi embora. Nada aconteceu.
Como sempre, os pseudos só mentiram.
Como sempre, aconteceu tudo exactamente como os cientistas previram.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Que tamanho aproximado um asteroide precisa ter para conseguir atravesar a atmosfera terrestre sem explodir/desmanchar e conseguir bater no solo?

    O 2012 KP24 com 20m conseguiria?

    1. Depende da composição.

      http://www.astropt.org/2008/06/30/tunguska/

      este tinha 50 metros e explodiu na atmosfera…

      😉

    2. Olá Ivan,

      Tal como o Carlos referiu, o mais importante é a composição do asteróide. No entanto são também relevantes a velocidade relativa à Terra e o ângulo de entrada na atmosfera. Tem aqui um bom simulador onde pode definir essas variáveis e verificar os efeitos no solo. 😀

  2. Olha esse passou mais proximo ainda.
    http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=De_surpresa_outro_asteroide_raspa_a_Terra_durante_a_madrugada&posic=dat_20120529-080036.inc
    E não deu nem tempo para as conspiraçoes rss
    Foi descoberto quando já praticamente estava a passar

    1. Alguns batem mesmo 😛

      http://www.astropt.org/2009/10/28/meteoro-explode-sobre-indonesia/

      😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.