Para os habitantes do Hemisfério Sul, quando o Escorpião surge bem alto no céu nas primeiras horas da noite, podemos avistar ao norte uma estrela bem brilhante de coloração esbranquiçada. Trata-se de Vega, que está entre as 5 estrelas mais brilhantes do céu, atrás apenas de Sírius, Canopus, Rigil Kentaurus e Arcturus.
A palavra vem do termo àrabe “al-wāqi‘”, de an-nasr al-wāqi‘, que significa “o pouso da águia”. O nome não é nenhuma confusão com a atual constelação da Águia, onde brilha a estrela Altair, mas povos antigos identificavam essa região do céu fazendo a figura de uma ave, entre elas a águia. Alguns estudos sustentam que o pássaro antes utilizado para designar essa região do céu era um abutre, figura cuja origem teria sido na Índia ou no Egito.
Vega também é conhecida como Estrela da Harpa por causa da Lira, nome oficial da constelação onde a estrela se situa. A Lira geralmente está vinculada à lenda grega do Orfeu. Curioso notar que nos áureos tempos das cartas celestes a constelação da Lira aparecia ornamentada com um pássaro, uma ligação da versão grega com as formas mais antigas da constelação.
3 comentários
Na noite em que o meu filho morreu, a 16 de Julho de 2000, decidi que lhe havia de dar a estrela mais bonita do céu nessa noite.
Abri uma janela do Hospital D. Estefânia, olhei para o céu e Vega estava linda. Brilhava imenso. Destacava-se facilmente no céu estrelado. Decidi que essa seria a estrela dele.
Fico sempre feliz quando ela começa a aparecer nos céus de verão, durante o inverno sinto a sua falta.
Vega também faz parte do Triângulo de Verão
Não sabia a origem do seu nome. Condiz :).
Obrigado Saulo 🙂
E 3 vezes mais pesada e maior que o Sol, ela gira tão rápido, 12 horas contra os 30 dias que leva o Sol, que sua matéria se acumula no equador e ela é fortemente achatada nos pólos.
Acho que com isso ela deve ter seus polos mais quentes e luminosos que o seu equador, por causa que com esse formato esses lugares estão mais perto do núcleo poderoso da estrela.
E Vega foi também a estrela onde, mais recentemente, Carl Sagan imaginou a origem de uma mensagem extraterrestre, no seu fabuloso romance “Contacto”. 🙂