Fim do Mundo a 20 de Dezembro de 2012 ?

Danilo de Matos é um motorista que nada entende de astronomia.
No entanto, como todo “bom profeta”, não precisa de ter qualquer conhecimento. Basta dizer que interpreta certas passagens da Bíblia de uma forma peculiar, para ficar convencido (e convencer outros) com profecias de fim-do-mundo.

O ano passado, ele dizia que o fim do mundo seria a 11 de Dezembro de 2012, às 14h45.
Baseado na Bíblia (em alguma passagem que mais ninguém leu), ele dizia que a essa hora nesse dia sairá uma luz do centro do planeta Vénus, que fará Vénus explodir; seguidamente essa luz cobrirá o planeta Terra, e acabará com toda a vida na Terra.
Dizia também que há forma das pessoas se salvarem: aderirem à sua religião, e mudarem-se para Minas Gerais, que é, segundo ele, onde se encontra a Arca da Aliança que irá salvar as pessoas.
Segundo ele, a luz de Vénus transformará todos os humanos justos em “seres celestiais e eternos”.

Como se percebe, uma lista de disparates sem sentido. Já explicamos isto, neste post.

Ele agora diz que Cristo vai voltar!
Como têm visto aqui no astroPT, o ano passado e este ano, tivemos vários posts sobre estes falsos profetas anunciando a vinda de Cristo com objectivos claros de dinheiro e fama temporária.
Mas o certo é que, como isto dá temporariamente fama e dinheiro, então há imensa gente a tentar a mesma estratégia de manipulação dos crentes.

Como podem ver pelo novo cartaz, ele mudou a data de fim do mundo. Foi adiado pouco mais de 1 semana. A razão para o adiamento, ele não explica.
A nova data é agora: 20 de Dezembro de 2012.

E ele agora junta três medos infundados numa mixórdia de parvoíces.
Vejamos:

O planeta Vénus explodir é uma imbecilidade de todo o tamanho. Está ao mesmo nível que dizer que nesse dia vão aparecer espontaneamente no ar unicórnios voadores, durante 5 minutos, como consta na Bíblia.

Uma “nuvem cósmica luminosa” é uma imbecilidade religiosa que anda a ser difundida por aderentes de seitas religiosas New Age. Já expliquei isso, neste post. O curioso neste caso é que ele diz-se seguidor de Cristo, e afinal segue é imbecilidades de outras filosofias religiosas.

Quanto ao “alinhamento de planetas“, não entendo porque ele diz que só se vai ver no Brasil. Supostamente, se realmente houvesse alinhamento, poderia ser visto perfeitamente a partir, por exemplo, da Argentina. Então isso quer dizer que não só os brasileiros, mas também os argentinos são privilegiados nesse evento que só eles vão poder assistir?
Quanto ao alinhamento em si:

Como se percebe, nesse dia a Terra não está alinhada com qualquer outro planeta. Só com o Sol. Mas isso está sempre, todos os dias. Na geometria, 2 pontos estão sempre alinhados um com o outro; basta desenhar uma linha a direito entre eles. Logo, não há qualquer alinhamento especial com a Terra.

Quanto ao alinhamento com Vénus, nesta imagem com uma perspectiva diferente das mesmas órbitas no mesmo dia à mesma hora, podemos ver que o alinhamento não existe. Podemos perfeitamente ver que nesse dia os planetas Mercúrio, Vénus, Saturno não estão perfeitamente alinhados. Não conseguem passar uma linha a direito pelos centros de Sol, Mercúrio, Vénus e Saturno. Notem que um pequeno milímetro para o lado na imagem, quer dizer que no espaço estará milhões de quilómetros para o lado.

Mas mesmo que estivesse perfeitamente alinhado, a verdade, é que tal como a Terra, Vénus está sempre alinhado com o Sol.
E todos os anos, devido às suas órbitas curtas, temos sempre o alinhamento entre o Sol, Mercúrio e Vénus. Repito: todos os anos temos esse alinhamento.
Com Saturno, demora um pouco mais devido à órbita de Saturno, mas o que é certo é que já houve alguns milhares desses alinhamentos desde que existem humanos, e continuamos aqui. Assim como, durante o nosso tempo de vida, assistimos a milhares de alinhamentos, incluindo com Vénus, sem qualquer consequência.
O leitor que me está a ler neste momento, durante a sua vida, já passou por milhares de alinhamentos de planetas, incluindo com Vénus. E não viu qualquer planeta a explodir, em nenhuma vez dessas milhares de vezes.

Conclusão: utilizar alinhamentos planetários para prever mudanças na Terra é uma vigarice.

12 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. É muito divertido ver esses posts. 🙂

    Uma coisa que eu não entendo são as pessoas que decidem se matar por causa desses boatos de fim do mundo. Qual é a lógica deles? Evitar o congestionamento na porta do inferno no dia do Armagedom?

  2. Primeiramente… sou evangélio e acredito na ciência (OMG como assim, uma aberração da humanidade?) poisé. Segundo, eu acho que esse cara literalmente tomou Absinto pra poder tar divulgando essas merdas. Se os pobres coitados dos Maias, que eram um povo inteiro que manjava de astronomia, porquê que um retardado desse sem nem saber que o Sol é uma estrela vai prever isso? Tenso né? Terceiro, qual programa você usou pra provar que não vai haver alinhamento de planetas? Eu quero :S

    1. Qualquer programa de astronomia mostra-lhe isso. Usei o Solar System Scope, que está em link no post.

      abraços

  3. Manda esse cara parar de crentisse e ir estudar por favor.

  4. Já estou a receber os avisos dos novos comentários. É um sinal!!! 😀

  5. Peço desculpa, mas existe algo que escapou a este post/resposta!!!
    Na primeira foto do post podemos ler, no cartaz: “Esta é a estrela do Absinto…” !!!
    Aqui esta o esclarecimento necessário, o Danilo anda a emborcar no Absinto!!! Podemos mesmo dizer: “o Danilo está alinhado com o Absinto”!!! O rapaz é fino, não é na Pinga nem no Chop, é logo no Absinto!!! Não necessito de relembrar os efeitos secundários do Absinto…

    Abraços

      • Ricardo Correia on 12/11/2012 at 18:38
      • Responder

      HAHAHAHAHA

  6. Mais “sabedoria” do humilde profeta Danilo 😛
    http://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2012/09/brasiliana2.jpg

    1. Ahhh…afinal no Japão também há alinhamento!…mas só um dia depois! :p

      1. LOL 😀

      2. Profeta que é profeta tem de ter em conta o fuso horário lol
        Ainda não verifiquei se as contas estão bem ou não

      3. Segundo o conversor que utilizei ele está atrasado uma hora 😛
        Mas não sei se tem em conta as horas de Verão
        Um pormenor mínimo no meio do alinhamento planetário com o buraco negro do centro da galáxia que vai explodir Vénus e transportar o planeta Terra, que é apenas uma colónia temporal alienígena, para outra dimensão com o auxílio da nuvem cósmica de luminosa e divina.

        Sao Paulo (Brazil – São Paulo) Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012, 13:45:00 BRST UTC-2 hours
        Tokyo (Japan) Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012, 0:45:00 JST UTC+9 hours
        Corresponding UTC (GMT) Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012, 15:45:00

  1. […] sobre fim-do-mundo. Calendário Maia mais antigo. Roma (rescaldo). Betelgeuse. Vénus explodir. 20 de Dezembro. Gliese 710. Reversão dos Pólos. Nexus 2012. Nuvem de Energia (Cinturão Fotónico). Nuvem do […]

  2. […] Danilo de Matos volta a “atacar” com uma nova data para a explosão de Vénus: 20 de Dezembro de 2012. Como já explicamos neste post, o suposto fim-do-mundo para hoje é uma valente […]

  3. […] o pro­feta re­viu as con­tas do ro­sá­rio ca­tas­tró­fico e mar­cou uma nova data: 20 de de­zem­bro. Por mo­ti­vos alheios à nossa von­tade de me­ros mor­tais e ao co­nhe­ci­mento do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.