Energia Escura irá acabar com o Sol ?

Brian Schmidt ganhou o prémio Nobel da Física em 2011, pela descoberta em 2001 de que o Universo está a expandir-se a velocidades aceleradas. Sabemos hoje que isto se deve a uma entidade desconhecida a que convencionamos chamar de energia escura.
No início desta semana ele deu uma palestra na Fundação BBVA em Espanha, intitulada “The Accelerating Universe”.

Até aqui tudo normal…

No entanto, na 3ª feira passada, enviaram-me este artigo do Diário de Notícias com informações da Lusa.
O artigo é similar aos artigos em inglês no Global Post e no Latin American Herald Tribune.
E supostamente têm todos por base o artigo da agência de notícias espanhola EFE.

schmidt16x9-408x264

E porque me enviaram isto?
Porque o artigo é um disparate.

Basicamente o artigo, como podem ler, diz que Brian Schmidt disse que devido à aceleração do universo, a estrela Sol irá se desvanecer em 5.000 milhões de anos.

Qualquer pessoa que perceba minimamente de astronomia, sabe que isto é um erro.
Por duas razões: a energia escura não funciona em distancias tão curtas e as estrelas não acabarão em períodos temporais tão curtos.

Não acredito minimamente que Brian Schmidt tivesse dito tamanho disparate.
Aliás, desde 3ª feira entrei em contacto com algumas pessoas, o que me permite ter agora uma opinião mais informada sobre o assunto.

Ele falou da investigação dele relativa à energia escura.
Ele falou do seu trabalho, em que a sua equipa descobriu em 1995 a Supernova 1995K. Essa supernova encontra-se a 5.000 milhões de anos-luz de distância, e a estrela que lhe deu origem terá “explodido” há 5.000 milhões de anos atrás. Esta supernova foi extremamente importante, porque lhes permitiu medir quanto o Universo estava a expandir-se nessa altura e comparar com actualmente. Nessa altura eles perceberam que o Universo não se estava a expandir a velocidades desaceleradas, como se pensava naquela altura. Isto nada tem a ver com o nosso Sol.
Ele poderá até ter dito que a supernova brilhou com uma intensidade superior a 5.000 milhões de sóis. Isto nada tem a ver com energia escura.
Ele poderá até ter dito que o Sol, dentro de 5.000 milhões de anos será uma gigante vermelha, e isto tem a ver com a evolução natural de estrelas de pouca massa, como o Sol, e nada tem a ver com energia escura.

Parece-me claramente que o jornalista trocou as informações e misturou assuntos distintos, levando a claros erros no artigo.
Mas jornalistas errarem é normal, no sentido que não sendo eles especialistas no assunto, pode haver sempre erros quando falam de assuntos que não dominam.
Mas como é que esses erros se disseminam pela comunicação social de outros países sem haver uma avaliação da informação? Isso sim, surpreende-me. Afinal, os jornais só se copiam uns aos outros, mesmo que haja erros nos artigos originais?

3 comentários

    • Armando Neves de Almeida on 05/06/2013 at 18:11
    • Responder

    Vejo que toda a comunidade cientifica ao nivel da astrofisica continua a falar do “mistério” da energia negra, incluindo a grande dúvida de qual seja a sua proveniência. Tanto quanto creio, é um assunto que só por distracção ainda não tenha sido esclarecido.

    Não conheço nenhum cientista nesta matéria, mas gostava de trocar impressões com quem, de facto, pudesse contribuir para a compreensão deste fenómeno.

  1. Já tinha visto esta notícia, penso eu, talvez no SAPO. Lembro-me ter achado tão estranha a conclusão de que o sol de desvaneceria dentro de 5.000 milhões de anos devido à constante expansão do Universo que nem liguei muito, pois não percebi como tinha concluído isso. Ainda bem que está aqui o Astropt para esclarecer e corrigir.

    • Manel Rosa Martins on 27/04/2013 at 12:24
    • Responder

    O artigo do DN, copiado doutros jornais, confunde 3 coisas: Energia-escura, matéria-escura e evolução das estrelas.

    Podiam ter-se dado ao trabalho de ler a informação popular do Comité do Nobel, que dava menos trabalho do que fazer uma cópia de tantas asneiras graves.

    Enfim, como errar é humano e os jornalistas podem estar a querer fazer um bom trabalho e terem-se precipitado (há muitas pressões de prazos sobre essa Profissão) podem, como qualquer leitor curioso do AstroPt, ter a franqueza de perguntar que temos até muito gosto em ajudar.

    No caso até fiz um post em linguagem não técnica, acessível, para todas as pessoas interessadas poderem ler sobre a Expansão acelerada do Universo.

    Tenho visto que estas noções da Expansão do Universo é um tema que ainda está muito confuso na generalidade das pessoas, e falei com pessoas extremamente competentes e com formação profissional e académica muito elevada, fruto de muito trabalho.

    Depois de explicado em linguagem simples, tanto esas pessoas, como as que apenas têm a instrução primária, e incluindo um rapaz que não sbe ler nem escrever, entenderam os conceitos mais importantes.

    Por isso o mais importante nem são os cursos, é a curiosidade. É essa a pecha, a falha do Jornalista, teve instinto Profissional para uma notícia interessante mas não deu asas à sua curiosidade.

    Só faltou isso, mas com esta hipotética atitude colaborativa de parte a parte estou certo de que um dia não iremos ler artigos com tantas confusões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights