Eras Glaciares a cada 100.000 anos

Parque Nacional Glaciar Perito Moreno, Patagonia, Argentina. Patagonia. Crédito: iStockphoto

Parque Nacional Glaciar Perito Moreno, Patagonia, Argentina. Crédito: iStockphoto

Durante a história da Terra, os períodos quentes e as eras glaciares têm-se alternado.
Em média, o clima da Terra esfria a cada 100.000 anos, com imensas áreas da América do Norte, da Europa, e da Ásia a serem cobertas de gelo. Depois, o clima fica mais quente e o gelo derrete.
Existem evidências fortes deste ciclo de 100.000 anos, no gelo do árctico, nos sedimentos marinhos, e nas moreias glaciares. No entanto, não existia, até agora, uma explicação para este ciclo.

Agora, uma simulação de computador parece conseguir explicar este ciclo de 100.000 anos, a partir da insolação atmosférica e da influência mútua entre camadas de gelo continental e clima.

Se um continente está coberto de gelo com 2 a 3 km de espessura, irá existir um maior albedo, a circulação atmosférica modifica-se, e as correntes oceânicas também se alteram, afectando o clima terrestre.

Por outro lado, a insolação atmosférica varia dependendo da órbita terrestre.
Milutin Milankovitch percebeu vários ciclos: a inclinação do eixo da Terra varia 2 graus durante 41.000 anos, o eixo da Terra precede a cada 26.000 anos, e a órbita da Terra varia a cada 100.000 anos ficando mais elíptica do que circular. Este ciclo de Milankovitch também é importante porque nos mostra que o periélio terrestre muda gradualmente durante 20.000 anos – agora a Terra está mais próxima do Sol em Janeiro, mas daqui a 10.000 anos o periélio será em Julho.

O modelo de computador também consegue explicar porque as eras glaciares começam lentamente e desaparecem rapidamente. As massas de gelo acumulam-se durante dezenas de milhares de anos, mas derretem em poucos milhares de anos. Além da temperatura e da precipitação, os efeitos de feedback também são importantes.

Leiam em inglês, aqui, e artigo científico.

3 comentários

  1. Então, partindo do principio que a última era glaciar terminou aproximadamente à 10.000 anos, o próximo máximo glaciar será daqui a 90.000 anos?!!!
    Se a eras glaciares começam lentamente, e terminam rapidamente, neste momento já deveríamos estar a arrefecer, ou não?!!!

    Abraços

    1. Há quem defenda que estaríamos actualmente numa era glacial, se não fosse o aquecimento global 😉

      • Tamara Mattos on 23/11/2019 at 03:17
      • Responder

      Parece lógico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights