A Terra vista do espaço… ao vivo!

Foram instaladas no passado mês de Abril um conjunto de quatro câmaras comerciais de alta definição no exterior da Estação Espacial Internacional (EEI). As câmaras fazem parte de uma experiência denominada High Definition Earth Viewing (HDEV), que terá como objetivo determinar os efeitos da exposição a longo termo dos diferentes componentes electrónicos das câmaras à radiação do espaço. As imagens obtidas estão a ser transmitidas em direto para a Terra desde o dia 30 de Abril, e mostram a superfície do nosso planeta vista de uma altitude superior a 400 quilómetros.

 

Live streaming video by Ustream

A EEI viaja a uma velocidade aproximada de 27 mil quilómetros por hora, completando uma órbita em redor da Terra a cada 90 minutos. Por vezes, a estação encontra-se no lado nocturno do planeta, pelo que as imagens poderão aparecer completamente escuras nesses períodos. A mudança de câmara ou a momentânea perda de sinal provocam o aparecimento de uma imagem cinzenta por alguns segundos.

Cliquem aqui para saberem o local exacto onde se encontra a EEI.

3 comentários

  1. Que lindo! A Terra é simplesmente deslumbrante.
    Eu me lembro da emoção do Gagarin quando disse, do espaço: “A Terra é azul!” É muito emocionante mesmo.
    Obrigada, Sergio, por nos oferecer esta oportunidade.

  2. No site http://iss.astroviewer.net/index.php já existe um link para uma webcam da nasa, http://www.nasa.gov/multimedia/isslivestream.asx a bordo da EEI, em que até se pode ouvir algumas comunicações entre os astronautas e a base, mas a imagem tem menos qualidade que este novo projecto.
    De qualquer forma acho que são ambas complementares, pois a Webcam da NASA até imagens do interior costuma passar, onde podemos observar algumas actividades dos astronautas. 🙂

    • Fernando Simoes on 10/05/2014 at 18:12
    • Responder

    Brutal…

    Céu muito nebulado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente e queda de neve nos pontos mais altos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.