Chandra vê um par de galáxias em colisão

Imagem composta. Créditos: raios-X: NASA/CXC/SAO/S.Mineo et al, Ótico: NASA/STScI, Infravermelho: NASA/JPL-Caltech

Imagem composta.
Créditos: raios-X: NASA/CXC/SAO/S.Mineo et al, Ótico: NASA/STScI, Infravermelho: NASA/JPL-Caltech

Nesta época festiva (Natal) onde existem festivais de luzes em todo o lado, o observatório espacial de raios-X Chandra observou o encontro entre duas galáxias espirais, NGC 2207 e IC 2163, que se localizam a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância da Terra.

A colisão não é “de frente”, mas na verdade é uma dança gravitacional que faz com que as galáxias se “arranhem” mutuamente ao passarem uma pela outra.
O que isto quer dizer é que os braços vão sendo esticados, a matéria de uma é puxada gravitacionalmente pela outra, e irão existir colisões de gás e poeira. Esta interferência gravitacional no gás provoca bastante formação estelar e potencia também a “explosão” de supernovas (nos últimos 15 anos já se viram 3 supernovas nestas galáxias). Um festival cósmico de luzes …

A imagem acima mostra os dados do Observatório Chandra (raios-X) a rosa, os dados do Telescópio Espacial Spitzer (infravermelho, calor) a vermelho, e os dados do Telescópio Espacial Hubble (luz visível) a azul, branco, laranja e castanho/marrom.

Leia o artigo original em inglês, aqui.

Imagem somente em luz visível

Imagem somente em luz visível

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights