Astrónomos brasileiros confirmam que Via Láctea tem 4 braços

Milky_Way_arms

Através do estudo de aglomerados estelares, uma equipa de astrónomos brasileiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), liderados por Denilso Camargo, confirmou que a nossa galáxia espiral tem 4 braços principais: Scutum-Centauro + Perseus + Carina-Sagitário + Norma.

Leiam aqui, aqui, aqui e aqui.

Crédito: NASA

Crédito: NASA

1 comentário

1 ping

    • José Dias Pires Neto Dias on 02/10/2018 at 16:54
    • Responder

    Como podemos observar, a Via Láctea possui espirais que convergem para um centro e em uma destas espirais está o nosso Sistema Solar, a dúvida é: todos estes corpos celestes (Inclusive o sol e a terra) estão se afastando ou indo na direção do centro da Via Láctea?

  1. […] Descobrir a disposição exacta dos braços espirais da Via Láctea é difícil pois o Sol, e consequentemente a Terra, está imerso no disco da galáxia, no meio dos braços espirais. À nossa volta, e em todas as direcções, há imensa poeira interestelar que nos impede de observar em especial as regiões mais longínquas do disco galáctico. Para estudar a estrutura da Via Láctea, os astrónomos têm de recorrer a instrumentos capazes de observar no infravermelho, microondas e rádio para conseguir ver para lá desta parede de poeira. Um grupo de astrónomos liderado por Denilso Camargo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez precisamente isso, utilizando dados de arquivo do observatório de infravermelhos WISE para identificar enxames de estrelas recém formados, marcadores ideais da localização dos braços espirais. Os resultados são consistentes com um modelo, suportado também por vários outros estudos, que sugere que a Via Láctea é uma galáxia espiral barrada com 4 braços principais. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights