Cassini captura Enceladus acima dos anéis de Saturno

http://apod.nasa.gov/apod/image/1512/EnceladusRingsPIA18343.jpg

Enceladus e os anéis de Saturno pela Cassini

A lua gelada de Saturno Enceladus posa acima dos anéis gigantes de gelo de Saturno nessa imagem capturada pela espaçonave robótica Cassini.

A dramática cena foi capturada em 29 de julho de 2015, enquanto a Cassini cruzava logo abaixo do plano dos anéis, com suas câmeras olhando para trás praticamente na direção do Sol a cerca de 1 milhão de quilômetros da lua brilhante em fase crescente.

Com 500 quilômetros de diâmetro, Enceladus é uma lua surpreendentemente ativa. Seus notáveis gêiseres criogênicos no polo sul são bem visíveis ativos na parte escura, ao sul da lua.

De fato, os dados coletados durante os voos rasantes da Cassini (flybys) através de anos acabaram por revelar recentemente a presença de um oceano global subsuperficial de água líquida abaixo da crosta de gelo de Enceladus.

Demonstrando a surpreendente extensão da água líquida, uma análise cuidadosa sugere que a superfície da lua e o seu núcleo não estão rigidamente conectados: Enceladus se agita para frente e para trás ligeiramente ao longo de sua órbita.

Fonte

APOD: Enceladus: Ringside Water World – créditos da imagem: Cassini Imaging TeamSSIJPLESANASA

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights