[ET #8] – Por que motivo os ETs não comunicam connosco?

ALF, o extraterrestre.

ALF, as iniciais de Alien Life Form, um nome que nos transporta para um ambiente familiar humorado dos anos 80.

Podemos questionar se o motivo dos ETs não comunicarem connosco estará relacionado com o seu código de conduta, e por conseguinte, se devemos suspender imediatamente o envio de sinais para o espaço que anunciam a nossa presença.

Por outro lado, estará ao nosso alcance comunicar com civilizações ETs com a mesma facilidade que comunicavam as personagens da série ALF?

Muito mais difícil do que descobrir outras civilizações poderá ser conseguirmos entendê-las e o melhor exemplo é que até hoje ainda não conseguimos comunicar de forma inteligente com nenhuma outra espécie.

Segundo estudos realizados, o que nos separa geneticamente do chimpanzé equivale a 1%. Este resultado é uma generalização baseada na similaridade entre sequências de aminoácidos de 30 a 40 proteínas básicas presentes em seres humanos e também nos chimpanzés, por um método que compara apenas essas poucas proteínas, denominado hibridização do DNA.

Ora, o chimpanzé por vezes faz uns gestos, tal como o ser humano nos primeiros meses de vida. O Homem ainda não descobriu como comunicar com outras espécies (apesar de falarmos com os animais e plantas, não esperamos que nos respondam na mesma linguagem; podemos entender parcialmente expressões corporais de alguns animais mas ainda não alcançámos  o nível de entendimento que eles possuem entre si, nomeadamente sendo da mesma espécie).

Imaginemos agora uma espécie mais evoluída que a nossa, separada também pela equivalência genética de 1% e na mesma proporção de inteligência do chimpanzé para o Homem. Dirigiu os ETs: “O melhor cientista deles consegue fazer uns cálculos de astrofísica de cabeça, tal como o nosso filho nos primeiros meses de vida”.

Talvez não desperdiçassem o seu tempo a comunicar connosco!

Recordemos o seguinte cenário: Los Angeles, em 1997, temperaturas elevadas, na ordem dos 45 graus celsius, traficantes colombianos e jamaicanos lutam pelo poder e os seus líderes acabam por ser violentamente mortos. Uma criatura ET, dotada de um incrível dispositivo de camuflagem que lhe permite ficar totalmente invisível e armamento sofisticado, pratica o seu desporto preferido ao abrigo de um rigoroso código de honra: a caça, colecionando crânios e colunas vertebrais dos seus oponentes como troféus. Uma visão da ficção científica intitulada Predador II.

Neste contexto, é natural existirem preocupações quanto ao envio de mensagens/sinais a anunciar a nossa presença. A ficção científica retrata os nossos maiores receios mostrando que essas transmissões podem pôr em risco a nossa existência; ao serem captadas algures na Galáxia por uma civilização avançada e hostil, poderão constituir um estímulo para que enviem uma frota estelar para nos destruir ou escravizar.

A questão que se coloca é: devemos suspender imediatamente o envio de sinais para o espaço? A resposta intuitiva é sim, mas façamos primeiro a seguinte análise:

• o número de transmissões por nós efetuadas foram 17, referentes a 5 mensagens (Arecibo Message, Cosmic Call 1, Teen Age Message, Cosmic Call 2, A Message From Earth). Contas por alto, corresponderá a uma área do céu equivalente a 10^-5 steradian;
  • as transmissões de radar planetárias que fazemos para estudar os planetas e asteroides iluminam uma parte do céu equivalente a 10^-2 steradian (não encontrei uma boa referência para este valor, mas o número não me parece absurdo);
  • daqui se conclui que as transmissões de radar dispersam-se por “áreas” (pelo menos) 1.000 vezes superiores às das 17 mensagens enviadas, e se levarmos em conta que as primeiras são mais demoradas (estimamos em 300 x), então a probabilidade de sermos detetados devido às emissões de radar para estudo e nossa defesa será 300.000 maior.

Como é sabido, ninguém vai suspender as transmissões de radar que são importantíssimas para monitorizar asteroides que possam estar em rota de colisão com a Terra.

Contudo, se mesmo assim persistir a dúvida quanto ao envio de mensagens interestelares, o melhor é pensarmos que se uma civilização ET possuir capacidade tecnológica para alcançar a Terra, também possuirá meios de nos detetar e saber da nossa existência muito antes de receber os nossos sinais. E a ser mesmo assim, pergunta-se novamente: por que motivo ainda não comunicaram connosco? Poderão ser vários motivos, como veremos em pormenor num dos próximos artigos…