Galileu em tribunal


Galileu nunca foi ateu mas mais um cristão e cientista que mostrou ao mundo civilizado de então, que este planeta não era o centro do universo mas simplesmente mais outro que gravita uma estrela. Posteriores desmentidos para fugir a uma severa punição proferida pela inquisição, aceitam-se, já que a vida é só uma. Porém, diz-se (mito) que, perante o Santo Ofício, imediatamente após a sentença, Galileu referindo-se ao planeta Terra, terá proferido: “Eppur si muove!”, ou “Não obstante, ela se move!” .
A confissão salvou-lhe a vida mas Galileu foi sentenciado com uma reclusão, quase semelhante à actual prisão domiciliária, durante os últimos nove anos da sua vida.
O Papa João Paulo II, em nome da Igreja, reconheceu os erros cometidos no processo e, recentemente, também, a Igreja propôs Galileu para “Padroeiro da Ciência e da Fé“.

Galileu Galilei (1564-1642) foi um famoso cientista renascentista, considerado o pai da ciência moderna, que teve uma acção preponderante na denominada revolução cientifica.
Há 400 anos, ao melhorar significativamente um telescópio refractor foi, oficialmente, o primeiro a observar as depressões, os relevos e as fases da Lua, tendo ainda descoberto os quatro maiores satélites do planeta Júpiter: Io, Europa, Calisto e Ganímedes.

Com uma luneta limitada à tecnologia da época, descobriu ainda o planeta Saturno mas apenas vislumbrou os seus anéis.
Observou também as fases de Vénus e resolveu, em estrelas, a Via Láctea.
Defendeu a teoria do heliocentrismo, do cónego e astrónomo polaco Nicolau Copérnico (1473-1543), que considerava o Sol o centro do Sistema e, quando observou o astro-rei, descobriu-lhe algumas manchas.

(texto da autoria de Francisco Gomes)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.