Galileu em tribunal

Galileu nunca foi ateu mas mais um cristão e cientista que mostrou ao mundo civilizado de então, que este planeta não era o centro do universo mas simplesmente mais outro que gravita uma estrela. Posteriores desmentidos para fugir a uma severa punição proferida pela inquisição, aceitam-se, já que a vida é só uma. Porém, diz-se (mito) que, perante o Santo Ofício, imediatamente após a sentença, Galileu referindo-se ao planeta Terra, terá proferido: “Eppur si muove!”, ou “Não obstante, ela se move!” .
A confissão salvou-lhe a vida mas Galileu foi sentenciado com uma reclusão, quase semelhante à actual prisão domiciliária, durante os últimos nove anos da sua vida.
O Papa João Paulo II, em nome da Igreja, reconheceu os erros cometidos no processo e, recentemente, também, a Igreja propôs Galileu para “Padroeiro da Ciência e da Fé“.

Galileu Galilei (1564-1642) foi um famoso cientista renascentista, considerado o pai da ciência moderna, que teve uma acção preponderante na denominada revolução cientifica.
Há 400 anos, ao melhorar significativamente um telescópio refractor foi, oficialmente, o primeiro a observar as depressões, os relevos e as fases da Lua, tendo ainda descoberto os quatro maiores satélites do planeta Júpiter: Io, Europa, Calisto e Ganímedes.

Com uma luneta limitada à tecnologia da época, descobriu ainda o planeta Saturno mas apenas vislumbrou os seus anéis.
Observou também as fases de Vénus e resolveu, em estrelas, a Via Láctea.
Defendeu a teoria do heliocentrismo, do cónego e astrónomo polaco Nicolau Copérnico (1473-1543), que considerava o Sol o centro do Sistema e, quando observou o astro-rei, descobriu-lhe algumas manchas.

(texto da autoria de Francisco Gomes)