Huan Jing-1A/B em órbita

A China colocou em órbita um par de satélites destinados à monitorização dos desastres naturais às 0325UTC do dia 6 de Setembro de 2008 a partir do Complexo de Lançamento LC1 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan utilizando um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C/SMA.

Os satélites HJ-1A Huan Jing-1A e HJ-1B Huan Jing-1B (Huan Jing significa ‘Ambiente’ em mandarim) são os dois primeiros satélites de uma pequena constelação de veículos destinados à monitorização do ambiente e de desastres naturais e à previsão, que a China planeia colocar em órbita nos próximos anos.

Os dados podem ser obtidos em todas as condições atmosféricas e cobrindo grandes áreas. Para lá dos alertas relacionados com os desastres naturais, os dois satélites terão um papel importante na avaliação e na análise dos danos ambientais.

A China planeia o lançamento de seis satélites ópticos e cinco satélites SAR para formar a constelação. A primeira fase do projecto prevê ainda o lançamento de um terceiro satélite, o HJ-1C Huan Jing-1C , no próximo mês de Maio e que será primeiro satélite SAR da constelação.

Os dados proporcionados pelos satélites serão também importantes para determinar a existência de falsos relatórios e para proporcionar os esforços de ajuda necessários. A reconstrução de áreas afectadas e a recolocação de vítimas serão tarefas mais facilitadas com a utilização destes satélites, pois podem auxiliar numa concepção dos planos de emergência.

Os desastres naturais, incluindo tufões, cheias, secas e terramotos, provocaram muitas mortes na China nos anos recentes e forçaram à evacuação de milhões de pessoas, para além de milhares de milhões de yuans de prejuízos. Por outro lado, o número de acidentes causados por problemas ambientais aumentaram 30% anualmente, com a China a anunciar mais de 160 acidentes de poluição em 2006.

Em Maio de 2007 a Administração Espacial Nacional da China tornou-se membro da Carta Internacional “Espaço e Desastres Naturais”, um iniciativa conjunta que tem como função proporcionar respostas rápidas a nível de dados grátis de satélite às nações afectadas por desastres em qualquer parte do mundo. Cada membro da carta internacional demonstrou o seu empenho na utilização dos seus meios espaciais que estes são mais necessários, isto é quando os desastres naturais ou de origem humana atingem as comunidades mundiais ou provocam danos no ambiente.

A bordo dos satélites, baseados no modelo CAST968B, seguiram sistemas de imagem com CCD, câmaras hiperespectrais (HJ-1A) e câmara de infravermelhos (HJ-1B). Os dois novos satélites, com um peso de 470 kg, irão observar a superfície da Terra em luz visível e em luz infravermelha em alta resolução (3 a 100 metros) e com faixas de observação de 720 km.

Os dois satélites estarão localizados no mesmo plano orbital de 97,95º a uma altitude de 650 km, cobrindo todo o território chinês em 48 horas. Ambos os satélites foram desenvolvidos pela Corporação Aeroespacial de Ciência e Tecnologia da China e a Academia Ciências da China participou no desenvolvimento da carga a bordo.

Os primeiros satélites Hian Jung-1 foram colocados em órbita por um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C/SMA. O CZ-2C Chang Zheng-2C é um lançador a dois estágios capaz de colocar uma carga de 2500 kg numa órbita a 200 km de altitude com uma inclinação de 52º. Ambos os estágios utilizam propolentes hipergólicos (tetróxido de nitrogénio e dimetilhidrazina assimétrica) O primeiro lançamento de um foguetão CZ-2C teve lugar a 26 de Novembro de 1975. Este lançador pode ser equipado com dois estágios superiores: o SMA para missões SSO e o SM para missões HEO ou GTO.

Situado na região de Kelan na parte noroeste da Província de Shanxi , o Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan é principalmente utilizado para lançamentos polares (Meteorológicos, recursos terrestres e satélites científicos). O centro de lançamento está equipado com um centro de controlo e comando, um centro técnico e de telemetria, e centros de detecção e rastreio. Existe um complexo de lançamento em Taiyuan e notícias recentes indicam a construção de umnovo complexo de lançamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights