GeoEye-1 em órbita

AUnited Launch Allience levou a cabo o lançamento do satélite GeoEye-1 às 1850:57UTC do dia 6 de Setembro de 2008. O lançamento teve lugar desde o complexo SLC-2W da Base Aérea de Vendenberg, Califórnia – Estados Unidos.

O GeoEye-1 foi desenhado e construído pela General Dynamics Advanced Information Systems e é actualmente o satélite com maior resolução comercial em uso. Projectado para obter imagens a cores da superfície terrestre a partir de uma altitude de 681 km, o satélite deverá executar 15 órbitas por dia e obter imagens com o seu sistema de imagens ITT que pode distinguir objectos na superfície com uma largura de 0,41 metros em modo pancromático, isto é a preto e branco. O satélite, com uma massa de 1950 kg, é também capaz de obter imagens multiespectrais (a cores) com uma resolução de 1,65 metros.

O final da queima dos quatro propulsores laterais de combustível sólido teve lugar às 1852UTC, separando-se quase de seguida. O final da queima do primeiro estágio ocorreu às 185UTC tendo-se separado do segundo estágio que entrou em ignição de seguida. O final da primeira queima do segundo estágio ocorre às 1903UTC com o veículo a atingir uma órbita preliminar com um apogeu a 703,8 km de altitude e um perigeu a 185,2 km de altitude. A segunda ignição do segundo estágio inicia-se por volta das 1944UTC e termina segundos mais tarde. A separação do satélite GeoEye-1 ocorre às 1949UTC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights