Teste a Galileu

Cientistas italianos e britânicos querem efectuar testes de DNA a Galileo para “testar o olho” do astrónomo italiano… assim exigem a exumação do corpo de Galileo a fim de determinar se os seus severos problemas de visão afectaram, de alguma forma, as suas descobertas.

Paolo Galluzi, director do Museu de História e Ciência em Florence, a cidade onde Galileo se encontra enterrado disse: “(…) se nós soubéssemos exactamente o que estava de errado com os seus olhos poderíamos usar modelos através do computador a fim de recriar o que ele viu no seu telescópio (…)”

Galileo, que viveu de 1564 a 1642, é conhecido como tendo tido problemas intermitentes com a visão após a segunda metade da sua vida tendo ficado totalmente invisual nos dois últimos anos da sua vida.
Suspeita-se que ele possa ter sofrido de miopia unilateral, uveíte – uma inflamação da camada média do olho – ou uma condição conhecida como glaucoma.
Galileo não adquiriu os seus problemas oculares ao olhar para o Sol, mas derivado de doenças sistemáticas, incluíndo um ataque quando ele era jovem e o deixou temporariamente surdo, assim como hemorragias e artrites tão severas que ele ficou obrigado a ficar acamado por semanas.

Um dos erros que Galileo cometeu, e que pode ser atribuído à sua vista deteriorada, foi ter acreditado que Saturno não era perfeitamente redondo, mas que tinha um lado irregular, inflamado. Provavelmente com o seu telescópio de amplificação de 20x, e com o mau estado dos seus olhos, ele confundiu o anel e conjecturou que este era formado de um planeta com duas luas como satélites.