Lisboa e Astronomia

O NUCLIO irá participar nas 100 Horas de Astronomia com várias actividades:

Dia 3 de Abril
15:00 – 17:00 – Construção de Relógios de Sol
15:00 – 17:00 – Observação do Sol com telescópios
15:00 – 17:00 – Sessão de formação para professores interessados no programa de procura de asteróides (International Asteroid Search Campaign)
20:00 – 21:30 – Observação do céu nocturno com telescópios no âmbito do projecto E Agora Eu sou Galileu, no OAL. Nesta sessão serão realizadas observações com telescópio da superfície Lunar: sensibilização sobre o impacto das observações de Galileu para a Astronomia e a Ciência em geral. Serão ainda alvo de observação outros objectos tais como Saturno e Nebulosa de Orionte.

Dia 4 de Abril
20:00-20:30 – Caça ao Satélite – Traga os seus Binóculos e vamos juntos caçar a Estação Espacial Internacional
21:30 – Palestra – O Telescópio de Galileu em Portugal por Henrique Leitão (CIUHCT, Universidade de Lisboa)
22:30 – Observação do céu nocturno com telescópios no âmbito do projecto E Agora Eu sou Galileu (Lua e Saturno)

Dia 5 de Abril
15:00 – 17:00 – Edição especial do Domingo Divertido – Construção de modelos de Saturno e da Lua.
15:00 – 17:00 – Observação do Sol com telescópios

Leiam mais sobre isto, aqui.

Sobre a palestra do professor Henrique Leitão, a 4 de Abril:
“O telescópio de Galileu em Portugal.
As observações telescópicas de Galileu, entre 1609 e 1611, lançaram a Europa num profundo debate científico e cultural. Como foram esses acontecimentos conhecidos em Portugal? Quando se fizeram os primeiros telescópios no nosso país? Que tipo de debates se deram entre nós? Nesta palestra olharemos com algum cuidado para estes assuntos, mostrando o impacto que tiveram na história científica do nosso país. Curiosamente, como se mostrará, Portugal participou muito estreitamente nestes acontecimentos, tendo desempenhado um papel fundamental na divulgação do telescópio e das novidades celestes. Trata-se de uma página fascinante da história científica do nosso país que convém conhecer um pouco melhor.”

• Carlos Oliveira on 30/07/2010 at 05:54

Há chuvas de meteoros quase todos os meses:

Pode ter sido um desses de final de Junho, ou um meteoro esporádico que temos todas as noites/dias.

Se está à procura de meteoros, essas são as informações.

Para outros objectos, como iridium flares, procure no Heavens-Above ou outros sites do género. Basta colocar o sítio onde viu, em que data, e a que horas, e mostra lá os objectos celestes.

Não sei o que é para si uma alteração magnética…

1. Antes de mais espero que este Mail vos encontre da melhor forma possíve.
    Gostaria de saber se no passado dia 26 de Junho deste corrente ano tiveram alguma observação sobre lisboa, cometa, meteoros etc?

Se tem algum registo desse mesmo dia de alteração magnética sobre Lisboa, hora 21:00h.

Atenciosamente