The Economist

Este artigo na revista The Economist resume as apresentações realizadas por vários dos protagonistas principais na área dos exoplanetas, durante a reunião da União Astronómica Internacional (IAU) em Agosto de 2009.

Particularmente interessantes são as afirmações do Michel Mayor relativamente à missão CoRoT. Segundo ele a missão descobriu até agora 80 exoplanetas (candidatos ?), dos quais apenas 7 foram publicados. Segundo ele, muitos dos exoplanetas descobertos fazem parte de sistemas múltiplos e descreve mesmo um sistema com 5 planetas com massas de 11, 14, 26, 27 e 76 a da Terra (pode faltar uma vírgula decimal nestes valores uma vez que Mayor refere planetas “rochosos” — os planetas com 14, 26 e 27 massas terrestres seriam semelhantes a Urano e Neptuno ao passo que o de 76 massas terrestres seria um gigante de gás).
Mayor termina com esta frase que espelha bem a idade dourada que vivemos na investigação em exoplanetas:

“I am really confident that we have an Earth-like planet coming in the next two years.”