Galileu ampliou o telescópio

galileo09

25 de Agosto de 1609, “ficou conhecido como o dia em que Galileu ampliou a capacidade de se conseguir observar ao longe. Como o seu nome indica, telescópio vem do grego “tele”, que significa longe, associado a “scopio”, observar.”

Comemoração dos 400 anos da invenção do telescópio de Galileu, no Google. Leiam este artigo:

“Há 400 anos, ao direcionar seu telescópio para os céus, o astrônomo italiano e professor de matemática na Universidade de Pádua Galileu Galilei (1564-1642), mudou o curso da Terra. Com as observações que daquela época, ele comprovou a tese de que a Terra gira em torno do Sol.
A descoberta não mudaria somente o entendimento humano do universo, entrando em perigosa rota de colisão com a Igreja Católica, como alteraria a própria história do pensamento.”

Em Outubro de 1608, o telescópio começava a aparecer como curiosidade em algumas feiras na Europa, depois de ter sido inventado na Holanda.
Galileu ouviu rumores sobre esse instrumento e aperfeiçoou-o.
“O telescópio que apresentou ao Senado de Veneza a 25 de Agosto era um simples tubo com uma lente côncava do lado da ocular e outra convexa na objectiva. Durante o Verão, o instrumento ainda era visto como um objecto militar que dava um novo significado à frase “Vê os teus inimigos antes que eles te vejam”.”