Cygnus X-3 em Raios Gama

cygnusX3

Em Novembro de 2009, o observatório espacial Fermi observou pela primeira vez emissão de raios gama provenientes de um sistema binário de alta energia – Cygnus X-3.

Situado a cerca de 37000 anos-luz de distância, na periferia da Via Láctea, Cygnus X-3 é um dos objectos mais luminosos da nossa galáxia e no entanto não é visível a olho nú devido à imensa quantidade de poeira existente na nossa linha de visão (tem uma magnitude visual de 23!). No céu nocturno, a sua posição é aproximadamente a meio caminho entre Deneb e Sadr, na constelação do Cisne.
O sistema é composto por uma estrela de Wolf-Rayet muito maciça, luminosa e quente (temperatura na fotosfera de quase 100000 Kelvin!), e por uma componente compacta, provavelmente um buraco negro (embora a hipótese de uma estrela de neutrões ainda não esteja totalmente afastada), rodeado por um disco de material extremamente quente. As duas componentes rodam em torno de um centro de gravidade comum em 4.79 horas.

binary

A luminosidade extrema da componente Wolf-Rayet produz um vento estelar que transporta continuamente material da estrela para o espaço. Desta forma a estrela perde cerca de 1 massa solar em cada 100000 anos. Aparentemente os raios gama são produzidos pela colisão entre electrões livres que se movem a velocidades próximas da da luz, e provenientes do disco de material que rodeia o buraco negro, e a radiação ultravioleta intensa da estrela Wolf-Rayet.