Exposição de Vida

Viagem de 4600 milhões de anos em 100 metros!

Do Público:
“Abriu no dia 19, a exposição “A Aventura da Terra – um planeta em evolução”.
É possível viajar numa espécie de máquina do tempo onde, em cem metros se podem percorrer 4600 milhões de anos.
Fica no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, e foi inaugurada pelo Presidente da República Anibal Cavaco Silva.
Cavaco Silva
A história da vida em geral e deste planeta azul que habitamos, em particular, conta-se ao longo do que a geologia chama um friso cronológico, através de modelos biológicos, globos terrestres gigantes e fósseis do espólio do museu, com origem nos quatro cantos do mundo.
Módulos interactivos ajudam a fazer esta viagem onde cada metro é um salto de 50 milhões de anos.
No fim da viagem, Cavaco Silva frisou a importância actual da mensagem da exposição: “Acabei de visitar uma exposição impressionante para a qual convido todos os portugueses. Mostra como a nossa presença na Terra é insignificante comparada com os 4600 milhões de anos do planeta, o que permite uma reflexão: a geração actual não é dona da Terra, é habitante e a preservação cabe a todos”.”

O site oficial da exposição, é este, onde se diz por exemplo que:
O Anomalocaris ou “camarão anómalo” é a mascote da exposição, estava no topo da cadeia alimentar, e tem o dobro da antiguidade dos dinossauros.
anomalocaris
Também se fala do percurso do oxigénio: como começou, como subiu para 35%, e como passou aos valores actuais de 21%.
animal

Não esquecendo também a evolução do próprio planeta Terra, em termos de continentes:
evolução da Terra

E, claro, a árvore da vida:
arvore da vida

Por fim, deixo-vos 2 comentários do Público:
Daniel Abrantes: “Com os 4600 milhões de anos comprimidos em 100 metros, o homem moderno (presente no planeta há 200 mil anos) resume-se a 5 (cinco) centímetros! Mesmo incluíndo todo o género Homo desde o Homo habilis (desde há 2.4 milhões de anos atrás) a presença humana resume-se a meio metro. Acho que isto devia fazer-nos reflectir sobre o nosso papel no planeta…”
Joaquim Patareco: “O tema é um excelente motivo para se refletir, principalmente (…) para os distraídos para quem o Homem é a única razão de todo o mal do planeta. Onde estava o Homem quando o clima, mudou tantas vezes ao longo deste tempo de 4600 milhões de anos? Que as suas acções aceleram certos fenómenos, é verdade, mas que ao menos nos considerem como MAIS UM dos animais que por aqui vivemos. (…) Vão ver a História do Mundo, na sua dimensão e não apenas os últimos 50 anos…ou pouco mais.”