ETs religiosos

Será que os ETs serão religiosos?

A Jill Tarter, do SETI, e que foi em quem se baseou Sagan no filme Contacto, diz que sim:

“Let us suppose that elsewhere there is a universal religion that accurately reflects the existence of God or Gods; one that also permits a long-lived stable, technological civilization that untilizes some technology we are capable of remotely sensing.
What might we expect to hear from them?
If the detected technology is information bearing, rather than an accidental proof of existence, we can expect to learn about their God(s) and themselves as well as their view of the universe and its other inhabitants.
Because new information about the universe is verifiable observationally (once it has been comprehended) skeptics and true believers alike will be converted to the revealed, superior religion, even if its practises are at first repugnant.”

Será que os veremos como deuses?

Será que os tentaremos converter à “nossa” religião?

Será que o Catolicismo dirá que Cristo morreu em vários planetas?



O que pensam os leitores?


3 comentários

    • Graciete vVrgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 31/03/2013 at 12:58
    • Responder

    O que penso sobre religião e Deus?
    Sobre Deus penso que é uma criação do ser humano numa tentativa de encontrar uma explicação simples para aquilo que não compreendia e considerava misterioso..Quanto às religiôes elas foram-se apropriando desse Deus ou Deuses, para criar a sua própria explicação usando cultos e ídolos que atraiam e satisfaziam as pessoas. Assim foram crescendo até se tornarem mesmo agentes de vários sistemas políticos, às vezes bem perniciosos. Isto não significa que eu não respeite a crença das pessoas. Respeito e não critico de modo algum. O pensamento é livre. Só que o meu raciocínio só aceita um culto, a Ciência. Só acredito na Ciência que procura, investiga, trabalha e não gera verdades absolutas.
    Aprender,aprender sempre.

  1. O “eu” foi, é e sempre será o maior mistério envolvendo a existência, onde e para quem quer que seja (mesmo para extraterrestres). E é por isso que religiões devem florescer inevitavelmente onde existirem seres pensantes que não sejam máquinas. Podemos explicar muito mais facilmente como se formou o universo do que explicar como uma mera interação entre subpartículas (ou “cordas”) nos faz existir. Enquanto a ciência deixa essa parte de lado, as religiões focam-se no “problema”. Por isso elas atraem tanto (e “tantos”), pois esse mistério nos incomoda mais que qualquer outro. As religiões nos apresentam respostas (ainda que não seja a verdade) e a ciência mal toca no assunto, uma vez que não se pronuncia sobre o que não pode reproduzir (no caso, a consciência).

    Por isso religião e ciência não se misturam. Elas simplesmente “não se encontram”.

  2. Minha opinião sobre religião (não sobre Deus) é que isso é invenção de homem para homem. Mesmo os 10 mandamentos e as leis no velho testamento, eram muito mais leis higiênicas-sociais do que uma religião. A partir daí o próprio homem deu um jeito para normatizar, conforme o seu gosto, o seu relacionamento com Deus.
    Se ET é religioso? Sei lá… Acho que vai depender muito de sua percepção de Deus. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights