Catálogo do Planck

planck
(cliquem sobre a imagem para a ampliarem)

O Telescópio Espacial Planck acabou de divulgar o catálogo mais completo de todo o Universo.

Público:
“Lançado em Maio de 2009, o Planck destina-se a medir a radiação cósmica de fundo, a radiação de microondas que banha todo o Universo e é um resquício do Big Bang. A ideia é aprender mais sobre o nascimento do Universo há 15 mil milhões de anos, a sua evolução e o destino final.
Para tal, porém, é preciso identificar muitos objectos – como enxames de galáxias, estrelas envolvidas em poeiras ou fontes de energia associadas a um buraco negro no centro de uma galáxia -, para que depois a “contaminação” causada pela sua radiação seja removida das observações do Planck, explica uma nota da ESA. São milhares desses objectos que constam do catálogo do Planck (…)”

Terra:
“Astrônomos comemoraram nesta terça-feira os primeiros resultados provenientes do bilionário telescópio europeu Planck, projetado para investigar os segredos de micro-ondas do “Big Bang”, que supostamente ocorreu há 14 bilhões de anos atrás. Lançado em maio de 2009, Planck realizou três varreduras completas do Universo, produzindo um catálogo de 15 mil novos objetos celestes, incluindo 30 grupos de galáxias (…)”

Inovação Tecnológica:
“Se William Shakespeare fosse um astrônomo da atualidade, poderia escrever que “Todo o Universo é um palco, e todas as galáxias são meros atores”.
E o novíssimo Telescópio Espacial Planck começa a fornecer novas visões quer do palco, quer dos atores, mostrando o drama da evolução do nosso Universo.
E, segundo os dados indicam, parece que nosso drama universal se processa em três atos. E, se tudo correr bem, até 2013 o telescópio Planck conseguirá nos dar imagens espetaculares dos três. (…)”

ESA:
“The first scientific results from ESA’s Planck mission were released at a press briefing today in Paris. The findings focus on the coldest objects in the Universe, from within our Galaxy to the distant reaches of space.
If William Shakespeare were an astronomer living today, he might write that “All the Universe is a stage, and all the galaxies merely players.” Planck is bringing us new views of both the stage and players, revealing the drama of the evolution of our Universe.”

NASA:
“The Planck mission released a new data catalogue Tuesday from initial maps of the entire sky. The catalogue includes thousands of never-before-seen dusty cocoons where stars are forming, and some of the most massive clusters of galaxies ever observed.”

Universe Today:
“These results make Planck a roaring success but it doesn’t stop there.”

galaxy cluster

Terra:
“Cientistas europeus anunciaram que o telescópio Planck detectou radiação de grupos de galáxias localizadas a 12 bilhões de anos-luz.”

NASA:
“NASA Telescopes Help Find Most Distant Galaxy Cluster.”

Space.com:
“Astronomers have glimpsed a ‘protocluster’ of galaxies as they appeared only a billion years after the Big Bang, making it the most distant galaxy cluster yet seen, a report in today’s issue of the journal Nature announced.”

Apesar de que: Cosmic Lenses May Spoil Count of Ancient Galaxies.