Colonizar Marte

Segundo uma noticia avançada pela SIC e desenvolvida pelo expresso, a NASA está a ponderar formas de colonizar Marte até 2030.

A ideia, ao que parece, é recrutar voluntários para uma ida sem regresso. Tenho impressão que já se falou aqui no astroPT sobre isto mesmo.

Sobre a noticia em si, podem ler mais nos links fornecidos, o que me levou a escrever não foi tanto a noticia em si, mas o que ela representa.

Estaremos nós, Humanidade, dispostos a dar o passo? Ou seja, na época dos descobrimentos, os navegadores partiram à aventura naquilo que eles próprios sabiam ser uma viagem sem destino e muito provavelmente sem retorno. Tinham a esperança de voltar, mas ainda assim sem garantias. Essa é a principal diferença para esta questão, quem for a Marte num programa destes, vai e não volta. Além disso ainda tem de “viver” com o facto de que não há garantias que as estratégias de sobrevivência em Marte funcionem e podem muito bem acabar por não ter o que comer ou beber; para não falar que é bom que sejam todos vegetarianos, já que carne não deverá ser possível ter numa base marciana.

Há todos os perigos de um ambiente hostil como Marte: atmosfera sem O2, baixíssimas temperaturas, falta de água em estado liquido, etc. Temos ainda os problemas de viajar e permanecer no espaço durante muito tempo: descalcificação dos ossos, atrofia muscular, entre outros.

Eu sou da opinião de que o principal problema dos futuros colonos marcianos é de origem psicossocial. Imaginem-se a viver com o mesmo conjunto de pessoas no mesmo espaço confinado durante semanas a fio. Isto só na viagem. Depois, em Marte continuam a viver em pouco mais que tendas, com as mesmas pessoas. É inevitável surgirem conflitos, as pessoas vão chocar e é preciso lidar com tudo isto sem acesso ao exterior. Mesmo que se queira comunicar com a Terra nestas situações, ter uma espécie de confessionário do Big Brother marciano, uma mensagem demora de 6 a 40 minutos a chegar à Terra e outro tanto a voltar, dependendo dos pontos das órbitas em que cada planeta se encontrar nesse momento. E então o que dizer do facto de ser “sem retorno garantido”? Não há assim tanta gente que se voluntarie para uma coisa destas…

Para a colonização de Marte ser possível e um verdadeiro sucesso, parece-me que além dos obstáculos tecnológicos e práticos que é necessário ultrapassar, é necessário também vencer as tão ou mais importantes barreiras de convivência social e constrangimentos a este nível que os astronautas para Marte serão sujeitos.

Mas, lá está, isto sou eu… Apenas a “ventilar” a minha opinião e ideias sobre isto.

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • sidineizancanaro on 17/04/2012 at 03:04
    • Responder

    quando inventarem, uma espaconave igual, a da jornado nas estrelas,ai da ´pra colonizar marte………………..

  1. Colonizar Marte…

    Pela maneira como as pessoas logo se animam quando essa idéia é mencionada, parece-me claro que ninguém aqui confia que se encontrará vida de qualquer tipo por lá.

    Claro, porque se levassem essa possibilidade apenas um pouco a sério, se pensaria em preservar Marte (principalmente de nós), e não em colonizá-lo.

    E não adianta argumentar que a presença humana em Marte só ajudaria a preservar a (im?) provável biosfera dele. Eu tenho o melhor argumento do mundo pra dizer que qualquer forma de vida em Marte ficaria muito melhor sem a nossa maldita presença: o aquecimento global.

    Mal destruímos esse planeta e já pensamos em meter nossas garras sujas de gás carbônico e dejetos radiativos em Marte? Coitadinho dele!… Acho que deve ser a nossa sina destruir tudo que vemos pela frente, não é?

    Agora, pra vocês não têm a menor fé de que exista algum tipo de vida em Marte, eu mesmo lhes dou um argumento que os ajudará a sonhar com uma estadia numa pousada marciana, sem nenhum remorso: a ausência do maior sinal de vida (pelo menos na Terra), que seria o fato de a vida estar em todos os lugares onde pode estar.

    Sim, eu acredito que NÃO há vida em Marte (embora não deseje isso porque queira colocar meus pés lá). Sou da opinião de que, se houvesse alguma, ela provavelmente teria encontrado um jeito de cobrir toda a superfície daquele pobre planeta.

    Mas não há o menor sinal da presença na superfície de Marte! E não me convence que isso se deva a “tornados eletromagnéticos esterilizantes” ou qualquer coisa do tipo, e que por isso ela só pode existir no subsolo. A vida não é assim. Ela não se esconde. Se existisse vida em Marte, ela teria dado um jeito de voltar para a superfície, e de ficar lá.

    Então, pelo menos em minha opinião, as portas de Marte estão abertas (ou pelo menos, podemos arrombá-las sem medo). Vamos logo lá então, terraplanar aquelas belas paisagens! Construir nossos belos reatores nucleares! Produzir uma infinidade de carros e aviões poluentes!

    Vamos lá, mas vamos logo, que esse aqui, já deu o que tinha que dar!

    Mas se tiver vida em Marte… Que a deixemos viver!

    Marte… Pobre de ti, que vive perto de nós!

  2. @ mica
    Os signos não mudaram, a única mudança que aconteceu foi que algumas pessoas obtiveram algum conhecimento. Sinceramente tenho alguma duvidas se vão começar a usar estas datas.

  3. à dois anos eu penssava que querias ir para Marte mas agora fiquei mais descanssado. Abraço

  4. Mica,

    Está no post anterior a este…

    http://www.astropt.org/2011/01/14/campo-magnetico-e-ofiuco/

    😉

  5. não sei se já postou mas pelo menos eu nao encontrei… sabia que os signos mudaram? passamos um “signo” para tras? ou seja sendo eu virgem passei a leão :]

  6. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
    acho que o Nuno se enganou… 😛

    já corrigi

  7. “a NASA está a ponderar formas de colonizar Marte até 2010.”
    Será que conseguem??

  8. Bem, como já disse no passado, eu seria voluntário… sem qualquer problema.

    Gosto sempre bastante de ouvir o professor Carvalho Rodrigues.

    Não percebo é como se pode inferir que esta é uma ideia nova, quando uma mera pesquisa na web, em sites de astronomia em português, iria dar com o astroPT, e rapidamente perceber que a ideia tem pelo menos 2 anos…
    http://www.astropt.org/2008/10/16/missao-de-ida/

  9. Pelos vistos, hoje é o dia em que a comunicação social anda a dar notícias antigas como se elas fossem novidade.
    😛
    É que essa ideia tem vindo já a ser discutida há pelo menos 2 anos:
    http://www.astropt.org/2008/10/16/missao-de-ida/
    😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights