Em Nome de Deus

Há várias coisas que não consigo compreender em grande parte das pessoas religiosas. Várias delas dizem respeito às atitudes que tomam, contrárias àquilo que dizem acreditar. Ou seja, dizem que acreditam numa coisa, mas fazem outra.
Passei muitos anos na igreja, em que fazia observações informais sobre o tipo de pessoas que dizia acreditar naquilo que lhe era dito na missa.
Por exemplo, uma das coisas que mais se assume, tendo muitas pessoas até objetos em casa a fazer-lhes referência, são os 10 mandamentos.
No entanto, sempre achei um paradoxo, e até uma hipocrisia, as pessoas dizerem que seguem os 10 mandamentos, mas depois andarem com coscuvelhices, intrigas, e falsos testemunhos, sobre outras pessoas que se encontram na mesma missa.
Mas o que sempre achei mais estranho é a expressão “Graças a Deus”, e outras similares, em que se está constantemente a falar do nome de Deus. É constante…
Um dos mandamentos é “não usar o nome de Deus em vão”. No entanto, isso é o que mais se faz!

Isto vem a propósito de quê? Dos falsos profetas!

Em nome de Deus sempre se cometeram inúmeras atrocidades.
No entanto, a humanidade foi-se desenvolvendo, e esperar-se-ia que não se cometessem os mesmos erros vezes sem conta.
Mas o que se tem visto?

Na Idade Média usou-se o nome de Deus milhares de vezes para se explorar as pessoas, com profecias de fim do mundo (2ª vinda de Cristo) e com a venda de supostos “produtos milagrosos”.
Desde a Idade Média tem havido milhares de falsos profetas que, usando o nome de Deus, têm continuamente explorado as pessoas da mesma forma.

Não entendo como em pleno século XXI, ainda se continua a cair nos mesmos truques.
Mas muito menos entendo como alguém se pode afirmar Cristão, e mesmo assim seguir aqueles que utilizam o nome de Deus em vão para enganar as pessoas.

Se alguém utilizar o nome de Deus em vão, não deveria imediatamente sofrer a reprovação daqueles que se dizem Cristãos?
Porque existem então Cristãos que não só aceitam a violação desse mandamento, mas até seguem cegamente esses que cometem essa violação?
É uma situação que me parece claramente um paradoxo.

Porque as pessoas continuam a acreditar em profecias de fim do mundo, sendo que as profecias são sempre falsas, e sabendo elas que isso muitas vezes é simplesmente um aproveitamento do nome de Deus para roubar dinheiro às pessoas?

Os próprios Cristãos deveriam ser os primeiros a rejeitar estas parvoíces!
É que não só isto vai contra os 10 Mandamentos, mas também dá muito mau nome à religião.

Parece-me que o mundo seria muito melhor se não existissem estes falsos religiosos, e parece-me que o mundo seria realmente muito melhor se as pessoas tivessem a inteligência para utilizar o pensamento crítico e tivessem o discernimento para seguir os 10 mandamentos (e outros mandamentos do mesmo género de outras religiões – que até se podia resumir a um: “faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti”) não porque alguém lhes disse, não por medo do que lhes acontecerá quando morrerem, não para impôr noutros, mas sim simplesmente porque isso é a atitude correta.

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Dispenso a sugestão. Como disse anteriormente eu concordo com a matéria, só acho que tem assuntos mais interessantes a serem publicados. Esse é meu pensamento critico!

    1. Isso não é pensamento crítico, isso são desejos subjectivos.

      Pensamento crítico seria estudar as coisas de modo a não cair no erro de incluir erradamente características em algo só porque é o que popularmente lê.

      abraços

  2. Tem um grupo de religiosos fazendo a mesma coisa que esta sendo feita aki! Não é interessante misturar as coisas, pois mesmo concordando, não é um site de ciêntifico?

    1. Como site científico, temos obrigação de utilizar o pensamento crítico para pensar.

      Isto é o contrário do que faz esse grupo de religiosos.

      Sugiro que estude as diferenças 😉

  3. Esse assunto é bem complexo. Seguimos internamente o arquetipo da trindade sem perceber, porém quando se trata de materializar estes conceitos seguimos a nossa cultura e o padrão moral da época (ou aquele em que fomos criado).

    O arquétipo se mantém imaculado mas não as ações…hence a separação da teoria e prática

    Já percebeu o sentido da missa negra dentro de uma missa católica tradicional?

    Não existe bem e mal, existe a energia pura, o que você vai acreditar é outra história…..hence.. o uso de simbologia (do bem e do mal) para disparar estes modelos/acões.

    • Marina Frajuca on 21/05/2011 at 14:54
    • Responder

    A igreja sempre teve duas faces, fundamentam toda a sua acção nas palavras de Cristo, e depois praticam precisamente o contrário. A ostentação, a luxúria, a gula, a prevaricação, etc… definem a igreja.
    Há uns anos atrás, com acesso ao conhecimento tão limitado e o baixo nível de literacia, até faria algum sentido… Mas hoje, não consigo perceber como as pessoas podem ser tão crédulas. Basta alguém mencionar um disparate qualquer, e logo uns quantos dizem “ámen”. Não faz nenhum sentido, estaremos a regredir?

  4. Neste caso da profecia de hoje, tinha a ver com religião e a 2ª vinda de Cristo.
    Mas há muito outro aproveitamento das pessoas, utilizando outras razões…
    (lembro-me do caso das pulseiras quanticas, e dos falsos especialistas – é exatamente a mesma história: eram pulseiras de cobre há 20 anos atrás que curavam tudo, há 10 anos atrás eram pulseiras com bolinhas, e o ano passado eram pulseiras quânticas… sempre a mesma história… sempre a mesma intenção: enganar as pessoas)
    As pessoas não têm espírito crítico, literacia funcional, e deixam-se levar.

    Ou seja, se neste caso específico, é relativo é falsos religiosos… também é fácil perceber que existem falsos de tudo…

    como se costuma dizer… anda meio mundo a enganar o outro meio… :S

      • Isabel Marreiros on 21/05/2011 at 14:46
      • Responder

      Concordo inteiramente 🙂 “faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti” parece simples né? É tão fácil imaginar o que gostariamos que nos fizessem a nós :)…mas na verdade parece que a Felicidade entedia a Humanidade,os Homens não lidam muito bem com a Felicidade, todos a buscam mas ninguém sabe dar exatamente uma boa definição do que realmente é , no que diz respeito à Infelicidade talvez já existam imensas definições, é qualquer coisa que toda a gente já sentiu e que não esquece ;). Por exemplo, basta existir alguém que goste de sofrer para fazer sofrer o outro, e aí lá se vai a correta interpretação da frase que resume as religiões. Felizmente ainda existe meio mundo que não gosta de sofrer 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights