A ameaça dos Asteróides

“Ao longo da sua história, a Terra já foi várias vezes atingida por projécteis celestes de grande dimensão. Estes impactos tiveram consequências, alterando as condições ambientais no planeta e levando mesmo à ascensão de certos grupos de seres vivos em detrimento de outros.
As probabilidades de que um cataclismo semelhante atinja a Terra na actualidade são reais. Mas há uma diferença: o Homem tem à sua disposição instrumentos que lhe permitem detectar as ameaças cósmicas deste género, e até intervir directamente para evitar uma colisão com uma grande pedra do espaço.
Ainda há muito trabalho para fazer, é certo… mas amanhã não será a véspera do dia em que o céu nos vai cair sobre a cabeça!”

Com o título “A ameaça dos Asteróides”, hoje o José Saraiva (CERENA/IST e NUCLIO) dará uma palestra no NUCLIO.
A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Leiam mais, aqui.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Quais os cálculos pra desviar a rota do 2005 YU55 pro nosso Congresso Nacional?

    1. LOL 🙂

    1. Sim, irei colocar talvez na 2ª feira 🙂

    • Moacyr Corrêa on 05/11/2011 at 16:26
    • Responder

    Caro Carlos
    Eu li que o planeta Júpiter, devido à sua massa, tem a capacidade de atrair para si os asteroides que porventura poderiam vir em direção à Terra. Está correto? O grande Júpiter nos protege?

    1. Sim e não 🙂
      Mais sim do que não 😉

      Como tudo, também Júpiter é uma faca de 2 bicos.

      Cometas, por exemplo, podem ser vistos como destruidores de vida (podem bater na Terra e extinguir os humanos)… mas também poderão ter sido eles a trazer para a Terra quer água quer as sementes da vida.
      E se é verdade que eles extinguem espécies, também são eles que permitem com essa destruição fazer com que outras espécies (como os mamíferos) evoluam.

      Júpiter é a mesma coisa:
      – devido à sua massa, atrai muitos objectos (cometas e asteróides) que vêm lá de longe, e que se Júpiter não os “limpasse”, então poderiam vir na direcção da Terra.
      – por outro lado, pode também deflectir gravitacionalmente outros objectos (cometas e asteróides) que poderiam passar “ao largo” e que devido a Júpiter são atraídos para o interior do Sistema Solar (onde está a Terra).

      No entanto, segundo alguns estudos que tenho lido, parece acontecer mais a 1ª situação. Por isso, a maioria dos astrónomos considera que ele ajuda a “limpar” os perigos…

      Daí que sim, o Moacyr tem razão, Júpiter protege-nos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights