Atividade Humana, Atividade Solar e o Aquecimento Global

Este gráfico da irradiância solar mostra que esses valores têm vindo a decrescer nos últimos anos. A consequente redução de potência solar, por metro quadrado de superfície, foi de 0,25 W. Ou seja,  houve um decréscimo de 0,25 J de energia por segundo e metro quadrado de superfície terrestre. Energia que se pensava responsável pela alteração do clima terrestre e que, neste momento, representa menos de metade do desequilíbrio da Energia Total da Terra. Credit: NASA/James Hansen

Um novo estudo da NASA sublinha o facto de que os gases de efeito estufa gerados pela atividade humana – e não as mudanças na atividade solar – são a principal força motriz do aquecimento global.

O facto de que ainda se verifica um desequilíbrio positivo, apesar da actividade mínima e prolongada do Sol, não é uma surpresa dado ao que já aprendemos sobre o sistema climático, mas vale a pena notar que devido a estas observações obtemos uma evidência inequívoca de que o Sol não é o responsável máximo pelo ,” disse Hansen.

A equipa de Hansen concluiu que a Terra absorveu mais de meio watt por metro quadrado, da energia proveniente do sol, do que aquela que deixou, nesse período de seis anos. O valor calculado do desequilíbrio (0,58 W de potência excessiva por metro quadrado de superfície terrestre) é mais do que duas vezes o valor da diferença entre máximo e mínimo dos valores recebidos pela Terra devido à actividade  solar (0,25 W/m2).

De acordo com os cálculos realizados por Hansen e seus colegas, o desequilíbrio de 0,58 watts por metro quadrado implica que os níveis de dióxido de carbono precisam de ser reduzidos até um valor de 350 partes por milhão para restaurar o balanço de energia equilibrado da Terra. As medições mais recentes mostram que os níveis de dióxido de carbono são, neste momento, aproximadamente 392 partes por milhão e os cientistas esperam que esta concentração continue a crescer no futuro.

Mais em PhysOrg e NASA

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O Sol deu uma “brecada” logo nesses anos recentes exatamente para conspirar contra as “teorias” deles!!!! kkkk…

    Carlos, dê uma olhada neste link, não sei se você conhece o assunto, talvez explique ao menos parte de como funciona a mente conspiroide:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger

  2. O primeiro parágrafo do artigo engloba os pontos-chaves entre uma rápida discussão entre o Carlos e eu aqui no Astropt outrora:

    (…)

    “Quem ou o quê é o maior responsável por esse aquecimento? A ação humana ou as atividades solares? Até que ponto o homem interfere, de fato, neste aquecimento?”

    (…)

    “Essa é que é a pergunta crucial na discussão sobre o aquecimento global: qual é o peso do Homem?”

    (…)

    ” Qual será o factor principal? Homem? Ciclos naturais da Terra? Sol? Animais em geral? Outros?”

    Esse estudo recente da NASA (pobre NASA… tão desagradecida, criticada, mal falada… 🙁 ) trazido pelo Prof. José Gonçalves, pode ser o início da aplicação quantitativa, tanto do homem quanto do astro-rei acerca do aquecimento global…

  3. Não te preocupes que eles têm enciclopédias de como vigarizar as pessoas.
    Se não for o máximo solar, então será outra treta qualquer (Nibirú?). 🙂

  4. “(…) apesar da actividade mínima e prolongada do Sol (…)”

    Que mania dos cientistas têm de estudar os dados.

    Então agora como ficam todos os livros de vigaristas a dizer que íamos morrer todos este ano devido ao máximo solar?
    Que chatice… os vigaristas estão sempre a ser desmentidos com os factos…

    Mania dos cientistas só olharem para os factos, em vez de fantasiarem…

    😛

    http://www.youtube.com/watch?v=DF7MroTLDfU

    1. Eu matéria de ‘heavy sarcasm’ eu sou mais o Two And Half Man.

      P.S. Na época do Charlie.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.