Terra, um planeta vigiado

A sessão mensal da “Astronomia em Crescente” referente ao mês de Março vai decorrer hoje, dia 31, a partir das 21h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal. O tema da palestra será: “Terra, um planeta vigiado“. Como é habitual, se as condições meteorológicas o permitirem, a noite acaba com uma sessão de observação nocturna.

31 de Março – “Terra, um planeta vigiado“, por José Saraiva (CERENA/IST e NUCLIO)

“O conhecimento do Homem acerca da Terra começou por ser local, depois regional, e só muito mais tarde se tornou global. Podemos dizer que só na segunda metade do séc. XX, com o advento da Era Espacial, é que a Humanidade tomou consciência de que habita um planeta que representa um sistema global, com interacções e equilíbrio complexos, alguns dos quais ainda revestidos de mistério. Para essa compreensão muito têm contribuído os satélites de observação da Terra, que recolhem dados sobre a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera e a geosfera. O maior deles foi lançado pela ESA e comemora agora os seus 10 anos de actividade em órbita. Nesta palestra passaremos em revista algumas das suas observações, as questões que elucidaram e os enigmas que levantaram.”

• Dinis Ribeiro on 06/01/2015 at 14:57

Uma das maneiras em que a terra é um planeta “vigiado” é através desta actividade de cooperação internacional:

International Charter on Space and Major Disasters

Site: https://www.disasterscharter.org/web/guest/home

Quem quiser conhecer melhor: https://www.disasterscharter.org/documents/10180/66908/13thAnnualReport

Se verificarem as activações para as Erupções Vulcânicas, verão que (até agora) ainda não foi activado para a erupção que ocorre na Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

• Dinis Ribeiro on 25/04/2012 at 08:42