Uma imagem vale mais que mil palavras?

“Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Esse é um ditado extremamente popular, inclusive nas redações de veículos de comunicação. Mas será que tal pensamento é realmente verdadeiro? Bem, creio que é um conceito perigoso. Afinal, uma imagem, assim como um texto, sempre está passível a sofrer interferências por conta de conceitos editoriais e interesses de diversas ordens. Incluso políticos.

O registro fotográfico presente nesse post, da agência de notícias Associated Press (AP), foi efetuado em março de 2003, no sul do Iraque. À época, o país fora invadido por tropas de uma aliança formada por Estados Unidos, Grã-Bretanha e outras nações, a dita Coalizão. O motivo (ou pretexto) era a busca por armas de destruição em massa no país então comandado por Saddam Hussein.

A foto original, por assim dizer, fica ao centro. Mostra um dos 200 soldados iraquianos rendidos pela 15ª Unidade Expedicionária da Marinha Norte-Americana durante uma ofensiva, em 21 de março de 2003. O iraquiano recebe água de um soldado da Coalizão, à direita na foto central, e é apoiado por outro militar, à esquerda.

Também à esquerda, há um terceiro soldado norte-americano. Ele não aparece na foto – apenas sua arma. Perceba que a mesma parece apontada ao iraquiano. Algo até compreensível, afinal, embora o soldado local parecesse bastante debilitado, sabe-se lá se ele não poderia, por exemplo, sacar uma arma e atirar nos “U.S. Marines”.

Por conta desse cenário, surgiu um contraste. Veículos de comunicação norte-americanos poderiam “recortar” essa imagem, usando apenas o lado direito, para exaltar o lado humano de seus compatriotas combatentes; do mesmo modo, um veículo de comunicação local poderia escolher o lado esquerdo para gerar somente a sensação de que, mesmo ferido, o soldado iraquiano seguia exclusivamente sob a mira de uma arma de um norte-americano.

Como afirmava o escritor e jornalista inglês George Orwell: “Em uma época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário”.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Aires Gameiro on 10/11/2013 at 14:31
    • Responder

    Não, 10 ou 20 palavras explicativas valem mil imagens ambíguas como estas que podem significar muitas coisas confusas até serem esclarecidas com uma dúzia de palavras.

  1. Então.. As imagens do lado esquerdo e do lado direito, estão a preto e branco, e valem 1000 palavras cada.. A imagem do meio, que está a cores, e é a soma das outras duas, vale 2000 palavras! 🙂
    Talvez devesse valer um pouco mais, mas a imprecisão e subjectividade da metáfora (mil palavras) não permite avaliar isso objectivamente 😉
    É como na estatística: mude-se o contexto e consegue-se dizer qualquer coisa.

  2. Hebert Marcuse, filósofo e sociólogo alemão, afirmou, certa vez, que a filosofia do Direito não incluía o errado. Que a questão do “livre arbítrio” o provocava.

    Diante de um mundo cada vez mais de “pontas-pro-ar”, cujos valores morais e sociais estão indo pro fundo do poço, numa velocidade vertiginosa, o caminho é buscarmos o certo ou o errado? Ou reconsiderar, diante de situações em particular, o que é certo e o que é errado?

    Ótimo artigo. Ótima linha de texto. 😉

    1. O certo aqui não seria dar a imagem tal como ela é, a do centro? 😉

        • Cavalcanti on 16/08/2012 at 04:29

        Precisamente. 😉

        O problema é que parece que àqueles que detém o poder – seja este de qual origem for – estão se esquecendo o que é moralmente correto e moralmente errado – fazendo com que as pessoas possam reconsiderar o que seria certo ou não. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights