Cientistas portugueses ganham bolsas milionárias

Bolsas com valores entre 1,5 e dois milhões de euros foram atribuídas a 11 cientistas portugueses pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), organização da UE que financia investigação de ponta.

Onze cientistas portugueses – cinco de instituições nacionais e seis estrangeiras – ganharam bolsas (Starting Grants) de 1,5 a dois milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC-European Research Council). Dos onze portugueses,

Os Starting Grants destinam-se a jovens investigadores com currículos que podem ter de dois a doze anos de trabalho depois da conclusão do pós-doutoramento. Estas bolsas “irão capacitar os cientistas europeus mais promissores a desenvolverem as suas melhores ideias nas fronteiras do conhecimento”, afirma um comunicado do ERC.

Os portugueses fazem parte de um grupo de 536 cientistas europeus escolhidos pelo ERC entre 4741 candidatos que concorreram com os seus projetos às maiores bolsas de investigação da Europa. No total, a organização tinha 800 milhões de euros para distribuir, mais 19% do que em 2011.

Os Starting Grants contemplaram investigadores de 41 nacionalidades, que vão desenvolver os seus projetos em 220 instituições de 21 países europeus, informa um comunicado do ERC. A organização, fundada em 2007 pela UE, foi a primeira organização pan-europeia criada para financiar a investigação de fronteira, isto é, a descoberta de novos conhecimentos que alteram a nossa visão do mundo e o nosso modo de vida.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cientistas-portugueses-ganham-bolsas-milionarias=f752805#ixzz26KgIa5sO

1 comentário

  1. É optimo! Já tinha lido a notícia, ainda bem que decidiram investir nos jovens cientistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights