Criacionistas em força nos EUA

Este assunto foi abordado de forma rápida na ComceptCon: nos EUA, com 300 milhões de pessoas, grande parte delas acredita não só na visão religiosa da Bíblia, mas quase metade acredita na visão extremista, fundamentalista, do Criacionismo.
Isto é assustador!

Segundo a Gallup, em entrevistas conduzidas em Maio deste ano, apurou-se que 46% dos americanos (138 milhões de pessoas) negam a evolução e acreditam que Deus criou o Homem com esta forma, na Terra, há 6000 anos.

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jorge Almeida on 20/04/2013 at 11:17
    • Responder

    No livro “Carta a uma nação cristã”, diz Sam Harris que há quase 50% (se bem me lembro do número) de americanos que acreditam que a Terra tem apenas 6000 anos! (tal como é dito neste “post”). São pessoas que têm uma lavagem ao cérebro, de tal forma que será quase impossível de as convencer do contrário. Como fariam vocês para elas verem a “luz”? 🙂

    E Sam Harris mostra uma genuína preocupação por haver tantos americanos crédulos em ideias completamente absurdas.

    Americans…

  1. Dos muitos problemas que afectam o mundo nos nossos dias e que me preocupam, este estará no top dos 10+ e as implicações não são tão pequenas como se possa pensar.

    O criacionismo é uma das maiores negações da Ciência nos nossos dias, para mim algo só comparável aos negros dias da Inquisição e da Idade Média.

    É assustador, tal como diz o Carlos Oliveira, pensar que num país como os Estados Unidos possa haver uma opinião tão retrógrada e fundamentalista sobre este assunto. É uma crença cega, negando todo um método que fez a Humanidade evoluir nos últimos séculos.

    Infelizmente, tal como é representado no chamado Tea Party, o Partido Republicano está pejado destes ignorantes que crêem que a Terra tem 6000 anos.

    Assim, e para muitos que estão habituados a ver o fundamentalismo só para religião muçulmana, o radicalismo cristão está a assumir proporções dantescas, bíblicas e apocalípticas, sendo muito mais perigo do que possamos crer.

    1. Concordo, Rui!

      Os fundamentalistas e os evangélicos americanos em nada ficam atrás aos mais extremistas islâmicos…para já, só ainda não aplicam um grau de violência tão grande. Mas o ódio e a ignorância é comparável.

      E o problema é bem profundo e prende-se também com a visão da democracia americana.
      Quando acham que se pode recorrer aos tribunais para determinar o que é ou não ciência ou o que é ou não história…quando acham que a ciência pode ir a votos.

      Como já apareceu aqui algumas vezes no blog: a ciência não é democrática.

      Cada cidadão tem direito à sua liberdade e ás suas crenças.
      Mas não tem direito a impô-las aos outros nem a tentar manipular a informação científica com base nessas crenças.
      Eles querem que “se ensine a controvérsia”, mas o problema deles é precisamente não expor as crianças a ideias controversas (para eles), não vão as crianças começar a usar o pensamento crítico e a fazer questões incómodas…

  2. Aparentemente o norte americano médio só entende uma coisa: “IN GOD WE TRUST”.

  3. atenção carlos, que o escrevi é exactamente o que disseste na primeira parte do teu texto, mas com outras palavras, acredito perfeitamente na ciência, aliás sem ela ainda andávamos a falar por pombos correios.

    o que odeio é esses vigarista, e também concordo o que disseste em relação a essas pessoas negarem a ciência, isso são pessoas sem capacidade de visão ao seu redor, e foi o que me faltou no texto, no meu texto apenas quis demonstrar que essa crença ajuda a muitos na miséria, na doenças, entre outros, que nem sempre se podem fiar na ciência contra isso..

    portanto podes apagar o teu ponto 2 que está errado sobre a minha pessoa hehehe

    abraços

  4. é assim pessoal na minha opinião, acreditar em Deus foi algo a que fomos todos ensinados a acreditar, penso eu, depois com a idade acreditamos no que sabemos e deixamos de acreditar nas coisas que nos ficam na memória…

    quando somos miúdos, o pai natal é fabuloso, depois crescemos e vemos que não é bem assim, como a fada dos dentes entre outros, todos nós passamos por parte desta aventura, para ser sincero esta é uma vida a qual nascemos para morrer, não iremos para mais lado nenhum. acreditar que existe alguém que criou este planeta, não é nenhum acto de vergonha, não foi essa geração que a inventou, porque com essas crenças, nalguns lados ainda existe a harmonia a felicidade e isso tudo criado pelo que acreditamos. uns na ciência outros em Deus, mas somos todos iguais e temos de ver as coisas por este lado.

    profetas etc, estou totalmente contra eles, porque alimentam-se da fé dessas pessoas de fazer bem, carregando este mundo de profecias erradas, de finais de mundo constantes, e essas pessoas sem culpa nenhuma evolvem-se sem calcular o engano..

    vigaristas foi o que existiu a milhares de anos quando criaram essas história, mas do que já li a bíblia já foi mexida e remexida.. enquanto existir povo com a fé em Deus, essas pessoas não estarão a roubar danificar em a estragar ainda mais o mundo em que vivemos, tenho amigos meus que acreditam e não os descrimino.

    quem me dera que as crianças com cancro tivessem realmente milagres e poderem sobreviver todas aoo péssimo inferno, e é nessa fé que as pessoas se ligam, isso é bom e todos temos de ter fé …. porque quem aqui é pai, irá entender essas palavras.

    não sou crente, e sou a favor da ciência, mas respeito e estarei sempre do lado dessas pessoas que ainda fazem sorrir alguns rostos.

    acabando com esse assunto falo numa criança como exemplo em fim de vida, embora todos neste blog sabemos que é a ciência que curará as nossas doenças, naquele momento tem de acreditar em tudo …. mas não será na ciência .

    e não são apenas palavras aqui escritas de alguém sem qualquer visão do que fala…

    nós acreditamos na ciência, é a ciência que gere esse mundo, mas não na mente de todas as pessoas e temos de respeitar isso.

    abraços, e obrigado para quem leu e percebeu o que quis transmitir

    1. Olá Paulo,

      Há aqui 2 assuntos no seu comentário que queria abordar:

      1 – As pessoas no Alabama, Kansas, etc, são super-simpáticas. Muito mais simpáticas que muitas outras em sítios mais “evoluídos”. Acreditarem ou não em Deus, é-me irrelevante, porque as pessoas são realmente boas para as outras. O problema põe-se, no meu entender, mais em termos de hipocrisia: como se pode ser criacionista e simultaneamente utilizar telefones, carros e computadores? Eles ao serem criacionistas negam que esse conhecimento (que é uno) exista. Esse é o meu problema com as crenças extremistas (além dos factores que referiu, como alguns serem vigaristas e outros usarem esses crenças para assassinar outros).

      2 – Não precisa acreditar na ciência. A ciência funciona. Ponto final. Independentemente das pessoas crerem ou não. A ciência não depende da fé nela. A gravidade vai sempre funcionar, mesmo que o Paulo não acredite nisso 😉

      abraços!

  5. Não tem nada de mais… se forem todos “verdadeiros” crentes….rsrs..

  6. De facto, é algo muito preocupante e, tal como diz o Carlos, algo de muito assustador.

  7. Oh! Nunca pensei que fosse tão grave. Como é possível num país como os E.U.A? Quer dizer, eu sabia que era um bocado “fechados”, “nacionalistas”… Mas daí até isto!

  8. Toda vez que vejo uma notícia desse tipo sinto um embrulho na barriga, é muita vergonha alheia; é uma ignorância e falta de pensamento crítico absurdos…

    É tão difícil perceber a diferença entre fatos e fé? Nah, vou parar por aqui antes que vire um cético extremista ou algo do gênero…

  9. Penso que este aumento significativo no período compreendido entre meados de 2011 e ao longo de 2012 poderia ser explicado também pelos fatores abaixo, todos correlacionados, acredito eu:

    – Proximidade do “fim” do calendário maia;
    – Junto com este término do calendário, o início de catástrofes simultâneas em escala global – alardeado principalmente por sítios pseudocientíficos;
    – Sendo os EUA de maioria ainda protestante, pode-se ter associações, de foro íntimo, com uma possível aproximação da vinda de Cristo; e
    – Acreditando-se existir um Deus “amoroso” porém “castigador”, que traria (novamente) todas as desgraças à Terra, e colocando-se as crenças antes do cientificismo, afim de minimizar os erros, inicia-se um medo totalmente irracional, impossibilitando o surgimento de todo um pensamento racional.

    Conclusibilidade: para quem responde a enquete com a parvoíce linha de raciocínio “Deus criou os humanos na forma presente”, pode estar a pensar que apaziguarão a ira de um Deus e, por fim, salvar-se-ão.

    Abraços.

  10. Posso estar enganado, mas acho que estamos às portas de uma nova idade das trevas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights