Asteroide “rasa” a Terra?

asteroid_1551402c

Peço-vos para compararem as notícias (avaliem a qualidade informativa): a que foi dada por nós e a que foi dada pela TVI24 (só realço esta comparação, porque nos foi enviada por um leitor) sobre o asteroide em causa.
Deixem-me também salientar que nós fazemos isto de forma gratuita – somos voluntários – e não somos jornalistas. Já a TVI24 tem jornalistas na redação, que além de serem jornalistas também deverão ser pagos para isso.

Mas passemos aos factos:

Em Fevereiro passado, demos esta informação:

“(…) o asteróide 2000 EM26 – com um máximo de 270 metros de diâmetro – irá passar relativamente perto da Terra.
O asteróide passará a mais de 3 milhões de quilómetros de distância, ou seja, a quase 9 vezes a distância entre a Terra e a Lua. No entanto, em termos cósmicos, é considerado um asteróide relativamente perto da Terra.”

Agora comparem com a notícia da TVI24 dada no mesmo dia:

tvi24

Não dizem qual é o asteroide, qual o seu nome.

Dizem que o asteroide iria passar a “3218 quilómetros”. Isto é aqui pertinho, mais de 100 vezes mais perto que a Lua!
Dizem também que retiraram as informações da CNN, no entanto a CNN diz “2 million miles”, o que dá mais de 3 milhões de quilómetros. Ou seja, a TVI24 trocou milhões por milhares.

Por fim, em vez de dizerem o tamanho do asteroide, colocaram “campos de futebol” como forma de explicarem que o asteroide era grande. No entanto, como se sabe, “campos de futebol” não é uma medida internacional.
Para piorar, tornaram a retirar esta informação da CNN. Só que quando a CNN diz “an estimated diameter of three football fields”, a CNN está a falar de… futebol americano. Já a TVI24 está a falar de… soccer (futebol europeu e da américa latina). Por mero acaso, as medidas até são mais ou menos as mesmas… mas se fossem diferentes, muito provavelmente a TVI24 nem sequer repararia nesse “pormenor” de serem dois desportos diferentes.

1 comentário

  1. Imprensa nojenta e amadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights