2015 RR245 : o novo planeta-anão do Sistema Solar

RR245orbit_labeled

Uma equipa internacional de astrônomos, usando o Telescópio Canadense-Franco-Havaiano, em Maunakea no Havaí, anunciou a descoberta de um novo planeta-anão com 700 quilômetros de diâmetro, como parte do programa Outer Solar System Origins Survey (OSSOS).

O objeto designado como 2015 RR245 tem uma das maiores órbitas de planetas-anão já descobertos. Tem o equivalente a 120 vezes a distância da órbita da Terra ao redor do Sol.

Após passar centenas de anos a mais de 12 bilhões de quilômetros do Sol, a 80 UA, o RR245 está viajando para o ponto da sua órbita mais próximo do Sol, a 5 bilhões de km ou 34 UA, e que deve ser atingido em 2096.

Os astrônomos ainda precisam refinar os parâmetros orbitais do RR245, o que deve acontecer nos próximos anos. Só depois disso, o planeta-anão receberá um nome oficial.

A grande maioria dos planetas-anões, como RR245, não tiveram uma vida fácil e tranquila no início do Sistema Solar. Eles foram destruídos ou expulsos para longe do Sol, no caos que foi criado, à medida que os gigantes gasosos se moviam para as suas posições atuais.

O RR245 é um dos que sobreviveu a esse momento tumultuado, juntamente com Plutão, Eris e os outros planetas-anões conhecidos.

Esses mundos que orbitam o Sol a grande distância, guardam os verdadeiros segredos da formação do nosso Sistema Solar. Eles foram testemunhas de quase tudo o que aconteceu por aqui, e de alguma forma esses eventos devem estar registados neles.

Além disso, esses mundos podem ter uma geologia exótica, além de diferentes materiais congelados, como nos mostraram os dados e as imagens de Plutão feitas pela New Horizons.

O RR245 é o maior objeto descoberto pelo programa OSSOS, que descobriu mais de 500 novos objetos trans-netunianos.

O 2015 RR245 talvez seja o maior objeto além de Netuno descoberto antes da nova geração de telescópios gigantes entrar em atividade.

O OSSOS envolve a colaboração de 50 cientistas e instituições espalhados pelo mundo.

Fonte: Comunicado de Imprensa

• Reinaldo da Silva on 15/07/2016 at 22:30

Isso me faz refletir o quanto ainda falta serem descobertos de planetas anões, pois pelo que eu entendi (se eu estiver errado me corrige professor) esse objeto está caminhando para o seu ponto mais próximo do sol.
    Fico a pensar o quanto ainda tem de planetas anões que ainda estão muito longe do ponto de proximidade sol e dessa maneira muito complicado para se observar com a nossa atual tecnologia.

1. Concordo 😉

1. Há alguma palpite pelo menos a respeito de suas dimensões, imaginando-se que seu albedo possa estar na faia mais costumeira para este tipo de corpo celeste?

1. Diz no primeiro parágrafo: “anunciou a descoberta de um novo planeta-anão com 700 quilômetros de diâmetro” 😉