Galáxia Frankenstein

À esquerda, em luz visível, a UGC 1382 parece ser uma normal galáxia elíptica. Mas quando os astrónomos radiação ultravioleta, passaram a ver-se os braços espirais da galáxia (meio). Ao combinar isso com o gás hidrogénio de baixa densidade (em verde, na direita), os astrónomos perceberam que a UGC 1382 é gigantesca. Créditos: NASA/JPL/Caltech/SDSS/NRAO/L. Hagen e M. Seibert

À esquerda, em luz visível, a UGC 1382 parece ser uma normal galáxia elíptica. Mas quando os astrónomos incluíram os dados da radiação ultravioleta, passaram a ver os braços espirais da galáxia (meio). Ao combinarem isso com o gás hidrogénio de baixa densidade (em verde, na direita), os astrónomos perceberam que a UGC 1382 é gigantesca.
Créditos: NASA/JPL/Caltech/SDSS/NRAO/L. Hagen e M. Seibert

A 250 milhões de anos-luz de distância, a UGC 1382 parecia ser uma típica galáxia elíptica, com estrelas antigas.

Mas um novo estudo da galáxia permitiu concluir que a galáxia é enorme, 10 vezes maior do que se pensava (7 vezes maior que a Via Láctea), contém braços espirais, e tem estrelas interiores mais novas que as estrelas no seu exterior (o oposto das outras galáxias).
Parece que esta bizarra galáxia foi feita com partes/restos de outras galáxias, como na história de Frankenstein. Várias pequenas galáxias devem ter colidido e formado esta enorme e estranha galáxia.

Esta gigantesca galáxia consegue “sobreviver”, porque está numa região calma do espaço. Se estivesse num local com várias galáxias grandes, provavelmente desintegrar-se-ia.

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights