Bill Gates previu a pandemia, mas Trump não ouviu

Em 2015, tendo em conta o que se passou com a epidemia do Ébola no ano anterior – e sabendo todo o trabalho que ele faz nas áreas da saúde -, Bill Gates previu uma nova epidemia global para a qual nos devíamos preparar.

Mais, nessa palestra em 2015, ele explicou os passos que deviam ser tomados no caso de existir uma pandemia. Curiosamente, ninguém (políticos) o ouviu…

Bill Gates chegou mesmo a dizer: “If anything kills over 10 million people over the next few decades, it’s most likely to be a highly infectious virus rather than a war. Not missiles, but microbes.” – Nas próximas décadas, será provavelmente um vírus altamente contagioso a matar 10 milhões de pessoas. Não será a guerra. Não serão mísseis, mas sim micróbios.

Em 2007, um estudo sobre o SARS-CoV dizia que: “O hábito cultural de comer animais exóticos na China é uma bomba à espera de rebentar”.
Como diz este artigo: “Os quatro autores do texto explicavam que havia uma forte possibilidade de um vírus animal vir a atacar de novo a espécie humana e que os seus efeitos podiam ser devastadores, apelidando essa possibilidade como “uma bomba”. No estudo em questão, os cientistas referiam que “a presença de uma grande reserva de vírus semelhantes ao SARS-CoV em certas espécies de morcegos” aliada ao hábito cultural das classes altas chinesas em comer “mamíferos exóticos” constituíam “uma bomba pronta a detonar” até que surgisse um novo vírus.”

Curiosamente, Trump achou que estas previsões eram muito negativas. Com o seu elevado conhecimento médico, ele achou que nada disto poderia acontecer nos EUA. Por isso, em Abril de 2018, despediu o diretor da equipa responsável por prever pandemias, e desmantelou toda a equipa, colocando as pessoas (médicos e responsáveis de saúde pública) noutras áreas.
Além disso, cortou o orçamento do CDC (Center for Disease Control and Prevention), NIH (National Institutes of Health) e de outras entidades de saúde pública.

Só uma nota final: esta unidade que Trump desmantelou foi criada pela Administração Obama. Essa equipa fazia exercícios onde lidava com alguns cenários. Uma semana antes de Trump ser Presidente, a equipa previu (num cenário) uma pandemia global onde iria existir falta de meios humanos e técnicos (milhares de ventiladores em falta) e em que seria necessária uma resposta global por parte dos estados americanos e do mundo em geral. O aviso para a possibilidade deste cenário se tornar real foi transmitido à Administração Trump. Que não gostou das notícias. Por isso, desmantelou a equipa. Afinal, despedindo as pessoas que nos avisam, as coisas deixam de acontecer, certo? Será que ele estava a tentar despedir a realidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights