Lua envolta num arco-íris

Um belo e colorido halo lunar:

Crédito: Alberto Ghizzi Panizza

“Na noite de 23 para 24 de janeiro, o fotógrafo italiano Alberto Ghizzi Panizza tirou centenas de fotografias à Lua em Parma, norte de Itália. O resultado é esta foto colorida de um halo lunar.” (in SIC notícias)

“O «halo» é um fenómeno ótico com forma de anel ou em arco, provocado pela refração da luz, por cristais de gelo em suspensão na atmosfera.
O Halo, constituído por um anel luminoso centrado no Sol ou na Lua é causado pela presença de nuvens do tipo Cirrostratus e é devido ao ângulo de incidência da radiação solar ou a luz da Lua com a camada de cirrostratus.
(…) os Halos mais comuns formam-se com um ângulo de 22º. (…) O halo lunar é visível de noite.” (in IPMA)

“A formação da coloração do arco-íris no halo solar ocorre por causa do fenômeno da dispersão da luz, que entra nos cristais de gelo como luz policromática (branca) e, após sofrer duas refrações consecutivas (ar – gelo e gelo – ar), é espalhada em suas sete cores.
Os cristais de gelo fazem o papel do prisma. Quando a luz os atinge, uma pequena parcela é refletida e a maior parte sofre refrações que ocasionam a dispersão da luz.” (in Mundo Educação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights