Lance Armstrong foi à Lua?

Há alguns dias atrás critiquei uma modelo e personalidade televisiva, que virou influencer nas redes sociais, e que defraudou os seus seguidores ao sugerir que eles dessem dinheiro a um vigarista.

A questão é que estas influencers são pagas para promover produtos ou serviços, e por vezes não sabem o que estão a dizer ou a promover, levando assim milhares de pessoas ao engano. Isto é disseminar desinformação e promover a fraude.
Obviamente, a culpa é também dos seguidores que seguem estas pessoas em assuntos que esses influencers não dominam: ou seja, os seguidores não têm qualquer pensamento crítico, senão deixavam de seguir estas pessoas que são pagas para promover produtos/serviços que não conhecem.

Vem isto a propósito de um erro, em menor grau (porque não promove a fraude), dado pela atriz portuguesa Cláudia Vieira nas suas redes sociais.
Ela certamente que foi paga para promover um produto, um relógio.

O problema é que mostrou que só debita as palavras, sem sequer perder alguns minutos para perceber se o que escreve é verdade ou não: não demorava muito tempo a fazer uma rápida pesquisa no Google, por exemplo.
Com o erro, não demonstra só falta de cultura (que infelizmente está generalizada na população), mas sendo influencer, e estando a ser paga (como muito provavelmente estava), então tinha a responsabilidade/obrigação de avaliar a informação: até para proteger os seus seguidores de serem enganados.

O post original, entretanto já parcialmente corrigido, é este:

Existem alguns erros neste post.

Por exemplo, não foi Armstrong que usou o relógio na Lua.
Foi sim Buzz Aldrin! A própria página de wikipedia do relógio o diz.
Armstrong deixou o seu relógio no módulo lunar.

Mas o maior erro é certamente ter escrito que foi Lance Armstrong a pisar a Lua.
Lance Armstrong é o ciclista que perdeu todos os seus títulos na Volta a França porque correu dopado.
Quem foi à Lua, foi Neil Armstrong!

Isto levou, obviamente, a inúmeros comentários com piadas a gozarem com a falta de cultura de Cláudia Vieira e com a sua decisão de promover produtos com base em informações erradas.

Alguns comentários são engraçados.
Uns perguntam se Lance Armstrong foi à Lua de bicicleta? E se o fez dopado (só assim para subir tanto)?
Outros comentários até falam de outro Armstrong: Louis Armstrong. Só faltava dizer que foi o trompetista Louis Armstrong que foi à Lua para tocar piano, por exemplo…

Um dos comentários (da autoria de Zef Martins) coloca esta imagem icónica e diz que deve ser o Lance Armstrong a caminho da Lua…

Enfim, a pessoa sendo paga devia ter mais cuidado com as informações erradas que divulga…

Era perfeitamente escusado este erro.
E, sendo paga para promover, deveria ter gasto 2 minutos a ler a página do próprio produto/relógio: as informações corretas estão lá todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights