Origem da Vida na Terra

Existem várias hipóteses científicas para a origem da vida na Terra, desde as origens terrestres (nas chaminés negras no fundo dos oceanos, RNA, “pequeno lago morno” – “sopa primordial” – de Darwin, etc) até às origens extraterrestres (panspermia).

Dentro da panspermia, existem hipóteses menos científicas, mais especulativas, como por exemplo a panspermia direta: alguém extraterrestre enviou propositadamente (ou de forma acidental) vida simples na direção da Terra.

É este caso de panspermia acidental, que o cartoonista Simon Byng decidiu expôr neste seu cartoon.

Neste cartoon, o diálogo é este (tradução livre):

Alienígena 1: queria comer sopa ao jantar. Onde está a sopa primordial que guardei para comer?

Alienígena 2: aquela coisa nojenta que já estava estragada? Atirei-a para o oceano no último planeta que visitamos (vê-se ao longe a Terra).

Alienígena 1: és um enorme idiota! Nós só vamos voltar a este planeta daqui a 3 bilhões de anos. Sabe-se lá o que vamos encontrar quando voltarmos!

Passados 3 bilhões de anos (3 mil milhões de anos, em Portugal), na verdade só encontrariam vida simples, com alguns episódios de evolução para vida complexa ainda muito rudimentar.

O chamado Big Bang Biológico, a Explosão Câmbrica, que levou à diversidade de vida complexa que vemos hoje, só se deu há cerca de 540 milhões de anos.
Se os extraterrestres voltassem passados 4 bilhões de anos, aí sim já viam uns primos de macacos…

De qualquer forma, estes números são aproximados. Por isso, na prática entende-se perfeitamente o sentido do cartoon. Porque mais 500 milhões de anos ou menos 500 milhões de anos não é nada, para extraterrestres que fazem passeios de muitos bilhões de anos. Um pequeno problema no “motor” da nave espacial bastaria para atrasar um pouco os extraterrestres e fazê-los chegar à Terra quando o “vírus humano” se alastra pelo planeta…

O sentido do cartoon continua verdadeiro: passados 3 bilhões de anos, os extraterrestres não sabem o que vão encontrar, até porque a evolução a partir da sopa primordial não é previsível.