Amostra para amanhã

Para “abrir o apetite” para amanhã – em que irão existir algumas revelações -, a NASA e a ESA divulgaram uma pequena amostra das observações do Telescópio Espacial James Webb.

O aperitivo foi uma imagem de teste de engenharia, que mostra algumas estrelas próximas e muitas galáxias distantes.
Apesar de não parecer “nada de especial” (porque não foi otimizada para uma observação científica), esta imagem mostra o espaço profundo: é uma das imagens mais profundas do Universo.
A estrela principal perto do centro é a HD147980. Na direita, fora do enquadramento, está a estrela brilhante 2MASS 16235798+2826079.

Créditos: NASA, CSA, FGS.

Amanhã serão reveladas as imagens (além de espectros e demais informação relevante) de 5 objetos cósmicos:
WASP-96b: enorme (gigante gasoso) planeta extrassolar muito próximo da sua estrela. No caso deste planeta, será revelado o seu espetro. Realço que os planetas são muito pequenos – muito mais pequenos que estrelas ou gigantescas galáxias. O Telescópio tem por objetivo ver objetos grandes muito longe. Além de que os espetros planetários dão muito mais informação do que somente olhar para um planeta.
Nebulosa do Anel Sul: a nuvem de gás que rodeia uma estrela moribunda.
Nebulosa Carina: abriga algumas das estrelas mais maciças e brilhantes da nossa Galáxia.
Quinteto de Stephan: grupo de cinco galáxias na direção da constelação Pegasus
– SMACS 0723: o local onde, por lente gravitacional, grandes aglomerados de galáxias em primeiro plano ampliam e distorcem a luz dos objetos atrás deles, permitindo-nos ver galáxias muito distantes.

Note-se que uma das imagens a ser revelada irá mostrar o espaço profundo.
Será a imagem mais profunda do Universo!

Se não conseguem esperar por amanhã, informo que já hoje o presidente Joe Biden irá ter conhecimento público das primeiras imagens do James Webb. E irá revelar uma dessas imagens num evento na Casa Branca a partir das 17 horas (de Nova York).
Assim, se estiverem em Portugal, por exemplo, e quiserem ver em direto a primeira imagem, liguem-se ao evento da NASA na Casa Branca a partir das 22 horas (de Lisboa). Isto corresponde às 18 horas de Brasília, para quem está no Brasil.

Fontes: NASA, ESA.

• Pedro Castanheira on 11/07/2022 at 18:14

No artigo da “Visão” a respeito do assunto, consta:

“Relativamente ao aglomerado de galáxias SMACS 0723, sabe-se que é uma grande massa que supera a maior estrela no nosso sistema solar.” !!!…

Mas pronto, a restante maioria dos orgãos de comunicação social portuguesa nem sequer mencionam a questão, portanto…é este o estado a que chegámos, bem já avançados naquele que nos dizem ser o Séc. XXI, mas sem que nós em tal queiramos acreditar.

1. Pedro,