Relatividade nos jornais

Este cartoon do Abstruse Goose dá conta de um problema atual: por vezes, os cientistas não sabem explicar os conceitos de forma simples para leigos/jornalistas; e por vezes, os jornalistas pegam numa simples frase dita por um cientista e comunicam-na de forma completamente errada, por má-interpretação ou por busca de sensacionalismo.

Crédito: Abstruse Goose

No cartoon, o jornalista pede ao cientista para explicar a Relatividade Especial para a população leiga.
O cientista começa com um exemplo: “Suponha que uma nave alienígena vem na direção da Terra, e dispara um laser sobre o nosso planeta.” Depois disso, dá uma explicação durante 10 minutos. E termina dizendo “que, por isso, não podemos considerar o espaço e o tempo como conceitos separados. Daí que a nave extraterrestre existe num espaço-tempo de 4 dimensões.”

Sem surpresa, numa explicação densa, dada durante 10 minutos, o jornalista só ouviu as primeiras palavras: “uma nave extraterrestre vem na direção da Terra”.

Daí que no dia seguinte, a primeira página do jornal expõe uma notícia bombástica: “Cientista famoso faz uma alegação extraordinária: alienígenas que viajam entre dimensões e no tempo, ameaçam a Terra com lasers aterradores!”

O cientista lê isto no jornal e fica extremamente chateado.
Mas o mal está feito: muito provavelmente a comunidade científica já não o vai levar a sério. A sua carreira científica pode estar em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights