Estrela Carlos

Em 2007, publiquei um artigo (aqui) a alertar para as pessoas não se deixarem enganar: os terrenos na Lua, em Marte, etc, não estão à-venda. As pessoas não se devem deixar enganar por essas coisas.

Créditos: Carlos Oliveira, Starling

No mesmo artigo, aqui, alertei para as empresas que vendem nomes de estrelas:
“Só a União Astronómica Internacional pode dar nome às estrelas, e o nome é dado por motivos científicos, e nunca por motivos comerciais (para ganhar dinheiro) ou porque certa pessoa quer o nome dela.”
A União Astronómica Internacional explica tudo isto, aqui.

Na altura, também escrevi que: as estrelas não mudam mesmo de nome. As pessoas ficam felizes por terem um suposto certificado feito em computador a dizer que uma certa estrela tem o nome delas, mas é tudo falso.

A empresa mais conhecida é a International Star Registry, que é honesta ao dizer que o nome da estrela dada pelo indivíduo não tem qualquer reconhecimento astronómico: é somente uma prenda gira.

Na altura, lembro-me que no Facebook, alguns leitores referiram que já tinham dado esta prenda a familiares. Eu respondi que tudo bem, logo que saibam que aquilo não é oficial: gastaram dinheiro por uma prenda gira, mas não oficial.
Na altura, em 2007, eu até contei uma história verdadeira: quando eu estava a tirar a licenciatura em astronomia, no Reino Unido, um dos colegas de curso comprou uma dessas prendas para dar ao pai (uma estrela com o nome do pai). Vários de nós, da mesma turma, ficamos chocados e perguntamos porque ele fez isso (ele estava a estudar astronomia, por isso devia saber que aquilo é falso). E ele respondeu algo deste género: é uma prenda gira e o meu pai adorou; eu sei que não é oficial, mas foi emocionalmente positivo para o meu pai pensar que tem uma estrela com o nome dele, já que o filho está a estudar astronomia. Ou seja, passou a existir uma ligação astronómica entre pai e filho. O filho estudar astronomia já não é assim tão “out there” para o pai.

Crédito: AstroBackyard

15 anos depois, estando nós em 2022, fui eu presenteado com o nome de uma estrela 🙂
E não, não foi de forma irónica!

De forma romântica, de modo a celebrar o nosso aniversário de casamento, a minha esposa presenteou-me com o nome de uma estrela, comprada na empresa Starling.

Como o meu signo é Leão, ela escolheu uma estrela da constelação de Leão.
A estrela escolhida fica na base do pescoço do Leão.

Crédito: Chermundy, wikipedia.

A estrela chama-se Algieba, sendo também designada por Gamma Leonis (γ Leonis), 41-Leo, HR 4057, HD 89484 ou HIP 50583.
O nome científico depende do catálogo estelar que estamos a utilizar. Por exemplo HIP é o nome dado no catálogo Hipparcos.

Créditos: Carlos Oliveira, Starling

É uma estrela binária, ou seja, são duas estrelas a orbitarem-se mutuamente.
Encontra-se a 130 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Leão.
A estrela tem uma magnitude aparente de cerca de 2, sendo assim perfeitamente visível a olho nú.

Em 2009, foi descoberto um planeta ao redor da estrela principal de Gamma Leonis. Este planeta, Gamma Leonis b, deverá ter uma massa 8 vezes superior a Júpiter!
Existem evidências para um outro planeta a orbitar a mesma estrela, com uma massa 2 vezes superior a Júpiter.

Créditos: Carlos Oliveira, Starling

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 20/10/2022 at 14:22
    • Responder

    Parabéns pela prenda de casamento, achei uma comemoração e tanto.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.