Saturnália e Sol Invicto

A festa pagã da Saturnália.
Crédito: Antoine Callet. Via wikipedia.

Não se sabe quando Jesus nasceu, como é explicado aqui.
A data de 25 de Dezembro nunca é mencionada na Bíblia.
A Bíblia é totalmente omissa quanto à data (dia, mês e ano) do nascimento de Jesus.

Como é dito aqui, os primeiros Cristãos não celebravam o nascimento de Jesus.

No entanto, como foi explicado aqui por padres católicos, a 25 de Dezembro comemorava-se a festa pagã do Sol Invicto: uma festa consagrada ao “deus-Sol”, que era a luz que dava a vida. Era a comemoração do Solstício de Inverno, em que o Sol passaria a ficar mais tempo no céu.
Os mesmos padres católicos também ligam o dia 25 de Dezembro à festa pagã chamada Saturnália, em honra do “deus” Saturno, que ia de 17 a 25 de Dezembro. Nesta festa, existia um banquete com troca de presentes. Em meados do século IV, esta festa pagã foi absorvida pela comemoração do Natal.

Assim, alguns séculos após a morte de Jesus, os Cristãos impuseram um marketing excelente pelas terras do império romano que estava em declínio: eles mantiveram as festas pagãs (Saturnália e Solstício de Inverno), dando-lhes um novo significado: as pessoas continuaram a celebrar a 25 de Dezembro, mas supostamente sob um pretexto diferente.
O mérito comercial da Igreja Católica levou a que se assumisse o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro.


Note-se que este mérito não foi só dos Cristãos europeus.
Tal como expliquei aqui, várias outras sociedades fizeram o mesmo.

Hórus: deus Egípcio (mais de 1000 anos anterior a Cristo) que significa o Sol, a Luz, o Salvador, o Cordeiro de Deus, o Bom Pastor, o que vem do Céu, a Verdade, e o Bem. Fazia parte de uma Trindade egípcia. Nasceu a 25 de Dezembro da virgem Isis-Mari. Teve uma estrela no Este a marcar o seu nascimento. 3 Reis prestaram-lhe honras no nascimento. Foi baptizado aos 30 anos de idade. Teve 12 alunos, com os quais viajava e fazia milagres (tal como curar pessoas e andar sobre a água). Foi traído por Typhon, e depois crucificado. Foi enterrado e ressuscitou ao 3º dia.
Mithra: o deus Persa Mithra, que também foi adorado na Índia, e até em Roma até ao século III. Os Romanos comemoravam o seu nascimento (“o Nascimento do Invicto”) na madrugada de 24 de Dezembro para 25 de Dezembro, sendo que o seu dia era a 25 de Dezembro. Além de também ter nascido de uma virgem, de ter 12 discípulos, de ter ressuscitado, etc.
Krishna: deus Hindú que, entre outras coisas, nasceu no Solstício de Inverno mais de 3000 anos antes de Cristo, e também teve uma estrela a marcar o seu nascimento.

Assim, mudar a data de nascimento de figuras endeusadas para 25 de Dezembro não foi uma ideia criativa/original.
Obviamente, sendo essa data muito perto do Solstício de Inverno, é óbvio que várias sociedades promoviam o culto ao “deus-Sol” nessa data. Depois, as religiões/seitas religiosas, simplesmente usavam essas festas pagãs em seu proveito.
Por isso, os Cristãos limitaram-se a copiar essa famosa estratégia.


Curiosamente, existe uma figura muito famosa da ciência nascida a 25 de Dezembro, que quiçá merecia uma festa em sua honra nesse dia.

Isaac Newton nasceu a 25 de Dezembro de 1642, de acordo com o Calendário Juliano, que era o calendário utilizado nessa altura em Inglaterra.

É caso para dizer: Merry Newton-mas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights