Colisão das ‘Galáxias Taffy’ deixa para trás uma ponte de material formador de estrelas

Gemini North capturou as consequências da colisão frontal entre um par de galáxias

Créditos: Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA. Processamento de imagens: M. Rodriguez (NSF’s NOIRLab), T.A. Reitor (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani (NSF’s NOIRLab) & D. de Martin (NSF’s NOIRLab). Agradecimentos: PI: A. S. Castelli (Universidad Nacional de la Plata)

O telescópio Gemini North, metade do Observatório Internacional Gemini, operado pelo NOIRLab da NSF, capturou esta imagem deslumbrante de UGC 12914 e UGC 12915, que são apelidadas de Galáxias Taffy. Sua forma retorcida é o resultado de uma colisão frontal que ocorreu cerca de 25 milhões de anos antes de sua aparição nesta imagem. Uma ponte de gás altamente turbulento, desprovida de formação estelar significativa, atravessa a lacuna entre as duas galáxias. Colisões de galáxias são eventos transformadores, em grande parte responsáveis ​​por impulsionar a evolução do Universo. A mistura e mistura de material estelar é um processo incrivelmente dinâmico que pode levar à formação de nuvens moleculares preenchidas com estrelas recém-formadas.

Mas, uma colisão frontal entre as duas galáxias UGC 12914 (esquerda) e UGC 12915 (direita) 25–30 milhões de anos atrás parece ter resultado em um tipo diferente de estrutura – uma ponte de material altamente turbulento que abrange as duas galáxias. Embora esta ponte intergaláctica esteja repleta de material de formação de estrelas, sua natureza turbulenta está suprimindo a formação de estrelas.

Este par de galáxias, apelidado de Galáxias Taffy, está localizado a cerca de 180 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Pegasus.

Esta nova imagem, capturada com o Gemini North [1], metade do Observatório Internacional Gemini, operado pelo NOIRLab da NSF, mostra o fascinante recurso que lhes deu o nome. Uma tênue ponte composta por filamentos moleculares estreitos, mostrados em marrom, e aglomerados de gás hidrogênio, mostrados em vermelho, pode ser vista entre as duas galáxias. Sua estrutura de teia complexa se assemelha a um caramelo sendo esticado enquanto o par se separa lentamente.

As colisões de galáxias podem ocorrer em uma variedade de cenários diferentes, muitas vezes envolvendo uma galáxia maior e uma galáxia satélite menor. À medida que se aproximam, a galáxia satélite pode atrair um dos braços espirais primários da galáxia maior, puxando-o para fora de sua órbita. Ou a galáxia satélite pode realmente se cruzar com a galáxia maior, causando distorções significativas em sua própria estrutura. Em outros casos, uma colisão pode levar a uma fusão se nenhum dos membros tiver impulso suficiente para continuar após a colisão. Em todos esses cenários, o material estelar de ambas as galáxias se mistura através de uma combinação gradual e redistribuição de gás, como duas poças de líquido que estão lentamente se misturando. A coleta e a compressão resultantes do gás podem desencadear a formação de estrelas.

Uma colisão frontal, no entanto, seria mais como derramar líquido de dois copos separados em uma tigela compartilhada. Quando as galáxias Taffy colidiram, seus discos galácticos e componentes gasosos se chocaram. Isso resultou em uma injeção maciça de energia no gás, tornando-o altamente turbulento. À medida que o par emergia da colisão, o gás de alta velocidade era puxado de cada galáxia, criando uma enorme ponte de gás entre elas. A turbulência do material estelar ao longo da ponte agora está proibindo a coleta e a compressão do gás necessário para formar novas estrelas.

As observações do Gemini North deste objeto foram lideradas por Analía Smith Castelli, astrônoma do Instituto de Astrofísica de La Plata, na Argentina. A Argentina é um dos parceiros do Observatório Internacional Gemini.

VÍDEO: O telescópio Gemini North, metade do Observatório Internacional Gemini, operado pelo NOIRLab da NSF, capturou esta imagem deslumbrante das chamadas galáxias Taffy — UGC 12914 e UGC 12915. Sua aparência distorcida é o resultado de uma colisão frontal que ocorreu cerca de 25 milhões de anos antes de sua aparição nesta imagem. Uma ponte de gás altamente turbulento, desprovida de formação estelar significativa, atravessa a lacuna entre as duas galáxias. Créditos: Imagens e Vídeos: International Gemini Observatory/NOIRLab/DOE/NSF/AURA, T.A. Reitor (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Rodriguez (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab), ESA/Hubble/ EU. Calçada, D. Munizaga, N. Bartmann
Música: Stellardrone – In Tim
e [2]

Notas

[1] Os dados para esta imagem foram adquiridos antes que o espelho primário Gemini North fosse colocado em manutenção para reparos.

Veja em ann22030 — Announcement -Gemini North Shutdown Extended Following Incident During Mirror Movement

[2] StellarDrone [ https://stellardrone.bandcamp.com/ ] é um projeto de Edgaras ZAKEVIČIUS, um dos raros músicos que homenageiam astronomia em suas composições.

STELLARDRONE é um pseudônimo usado pelo músico Edgaras ZAKEVIČIUS. Ele começou a criar música eletrônica inspirado por nomes como Tangerine Dream, Mike Oldfield e Alan Parsons, entre outras bandas famosas de rock progressivo, a partir de 2007 (*). Desde então vem lançando álbuns e incentivando que as músicas neles contidas sejam compartilhadas e incorporadas em diversos outros projetos e trilhas sonoras. O NoirLab e o ESO têm usualmente usado suas composições em seus vídeos de divulgação científica.

• (*) A propósito, a composição In Time (do episódio em vídeo da NoirLab) nos lembra Tangerine Dream em ‘Love In a Real Train’, tema principal da trilha sonora do filme de 1983 ‘Risky Business’ (Negócio Arriscado), com Tom Cruise e Rebecca de Mornay.

Em Progarchives você encontrará essa crítica  [ https://www.progarchives.com/album.asp?id=50124 ]:

Entre VANGELIS e o PETER BARDENS de Seen One Earth, o gênio lituano por trás do apelido Stellardrone justifica seu nome. Não procure por percussão. Este álbum é puramente feito de eletrônicos. Você está em uma nave espacial e a grandeza do Cosmos enche sua alma de melancolia. Remova os vocais étnicos e os coros de ‘Songs Of Distant Earth’ de MIKE OLDFIELD, é isso que quero dizer. Temos que esperar por Cepheid (homenagem as estrelas variáveis Cefeidas), faixa número 6, para ouvir alguma bateria eletrônica em uma melodia que lembra também o Projeto ALAN PARSONS.

Ok, pare de compará-lo com outros artistas. Eternity e Airglow (Brilho Atmosférico) são beleza pura, mas minha faixa favorita é o Cometa Halley. As faixas não excedem em comprimento e acima de tudo, não são feitas apenas de ruídos eletrônicos como você pode encontrar na música do prolífico PHROZENLIGHT. Existem acordes e melodias. A quase ausência de ritmo se deve ao clima espacial. Ultra Deep Field (homenagem a icônica imagem do Observatório Espacial Hubble) leva você ao abismo mais remoto explorado pelo telescópio Hubble, vozes de astronautas na reprise de Eternity. A viagem termina na constelação de M45, as Plêiades, as sete irmãs. É uma pena que acabe sumindo, mas nesse caso dá uma ideia de “suspensão”. A viagem espacial não termina, provavelmente nunca termina. Acabou só esse álbum, mas há mais 7 disponíveis para ouvirmos.

Um dos melhores artistas que descobri em 2015. Para sonharmos.

octopus-4